Gana inaugura fábrica de produção de borracha

A África Ocidental é uma das principais áreas produtoras de borracha natural. Enquanto a Costa do Marfim reina na região, outros países, como o Gana, fizeram investimentos significativos no setor nos últimos anos.

O Presidente Nana Akufo-Addo acaba de lançar uma nova fábrica de produção de borracha no distrito de Wassa East, localizado na região oeste. A unidade fabril chamada “Narubiz” tem capacidade de processamento de 20 toneladas de látex por dia.

A matéria-prima vem das regiões do Oeste, Centro e Noroeste.

A produção vai ser exportada principalmente para os mercados da Turquia, Malásia e Hong Kong.

De acordo com as autoridades, a fábrica deve gerar cerca de 10 milhões de dólares em moeda estrangeira, por ano, e atualmente, oferece 1.300 empregos diretos e indiretos para os diversos atores da cadeia de valor do produto.

Este projeto beneficia de isenções de direitos alfandegários sobre as importações de máquinas e equipamentos do governo, bem como do apoio financeiro de 1,38 milhões do banco ganense GCB Bank e também faz parte do programa governamental “One district-One factory (1D1F)” (Uma fábrica em cada distrito) lançado em 2016.

Recorde-se que o Gana produz uma média de 40.000 toneladas de borracha por ano. O líder do setor é a Ghana Rubber Estates Ltd (GREL), uma subsidiária ganense da Société Internationale de Plantations d’Hévéas (SIPH).

A empresa possui uma concessão de 15.000 hectares, dos quais 13.000 são plantados com seringueiras e possui uma rede de fornecedores independentes composta por 9.000 pequenos plantadores.

Um pouco de história sobre a borracha no Gana.

A arvore que produz o latex que transformado dá borracha foi introduzida em Gana em 1898 como uma árvore ornamental no jardim botânico de Aburi, perto de Accra, a capital.

Em 1930, algumas plantações experimentais foram estabelecidas na região oeste e na década de 1950 apareceu a primeira plantação industrial através de uma joint-venture com uma empresa dinamarquesa.

Alguns anos depois (1968), o GREL nasceu como uma joint venture entre o GoG e a Firestone Tire Company, com sede nos Estados Unidos (45-55 por cento, respetivamente). Pelo acordo, a empresa construiu uma fábrica de pneus e o GoG estabeleceu uma plantação de borracha. No entanto, o acordo com a Firestone foi rescindido em 1981 e o GREL tornou-se uma empresa estatal.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.