Gana investe nas energias renováveis.

O Gana que tem uma das mais altas taxas de eletrificação na África Ocidental, vai investir 27,39 milhões de dólares para o desenvolvimento de investimentos em energias renováveis em míni redes e na monitorização do consumo na rede.

O projeto envolve o desenvolvimento de 35 mini redes, sistemas solares fotovoltaicos autónomos em 400 escolas, 200 unidades em centros de saúde e 100 unidades para centros de serviços energéticos comunitários na região do Lago Volta.

Irá também implantar até 12.000 unidades de sistemas solares fotovoltaicos de rede para instituições públicas, pequenas e médias empresas e determinadas famílias.

Gana que visa promover e desenvolver os seus recursos energéticos renováveis para o crescimento económico sustentável, a melhoria da vida social e a redução dos efeitos adversos das alterações climáticas.

Para além disso, o Gana identifica o setor energético como um potenciador da transformação económica e de criador de empregos.

O projeto tem aproveitado o cofinanciamento do Programa de Ampliação das Energias Renováveis, uma janela de financiamento dos Fundos de Investimento Climático, e da Secretaria de Estado da Suíça para os Assuntos Económicos, no valor de 28,49 milhões de dólares e 13,30 milhões de dólares, respetivamente.

Espera-se que a Mini Rede do Gana e a Medição do Consumo da Rede Solar Fotovoltaica tenham uma produção anual de eletricidade de energia renovável estimada em 111,361 MWh, correspondendo a uma capacidade instalada de 67,5 MW. O projeto irá mitigar as emissões com efeito de estufa de 0,7795 milhões de toneladas de CO2 equivalente por ano, e criar até 2,865 empregos durante a construção, dos quais 30% serão destinados a mulheres e jovens.

O Fundo Africano de Desenvolvimento que facilitou este financiamento é o braço de financiamento concecional do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

 

O que achas deste investimento? Apostar em energias renováveis é a nova moda? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.