O ex-presidente JJ Rawlings faleceu hoje (12/11) de acordo com o jornal estatal Daily Graphic, devido a uma doença não revelada. Tinha 73 anos.

Jerry John Rawlings nasceu em Accra a 22 de junho de 1947, filho de mãe do gana de Dzelukope, na região de Volta, e pai escocês.

Estudou na Escola Achimota, onde obteve o Certificado Geral de Educação ‘O’ Level em 1966, alistando-se depois como Cadete na Força Aérea do Gana em agosto de 1967, e posteriormente selecionado para o treino de cadete de oficiais na Academia Militar do Gana em Acra.

Em janeiro de 1969, já como oficial piloto, ganhou o cobiçado “Speed ​​Bird Trophy” atribuído ao melhor cadete em voo e pilotagem.

Foi promovido a Tenente em abril de 1978 e ganhou a reputação de ser um oficial eficiente com uma relação estreita e profunda com os seus homens.

Durante o serviço na Força Aérea de Gana, Rawlings testemunhou a deterioração da disciplina e da moral, refletindo a corrupção do regime do Conselho Militar Supremo (SMC) da época.

À medida que as promoções o colocava em contato com as classes privilegiadas a sua consciência social crescia.

Em 28 de maio de 1979, Rawlings, junto com seis outros, compareceu no Tribunal de Guerra acusado de liderar um motim de oficiais subalternos e homens das Forças Armadas de Gana a 15 de maio de 1979. Como consequência e depois de ter recebido o apoio de militares mas também civis, liderou uma revolta que destituiu o Conselho Militar Supremo e deu origem ao Conselho Revolucionário das Forças Armadas (AFRC).

O AFRC, sob a sua presidência realizou o chamado “exercício de limpeza doméstica” com o objetivo de expurgar as Forças Armadas e a sociedade em geral da corrupção, bem como restaurar o senso de responsabilidade moral na vida pública.

Impulsionado pelo AFRC realizaram-se eleições 4 de Junho e o Gana foi entregue a um governo civil do Partido Nacional do Povo (PNP) sob o presidente Hilla Limann.

No entanto a situação voltou ao que era antes e a 31 de dezembro de 1981, Rawlings liderou uma vez mais, uma seção das Forças Armadas para derrubou o PNP. Um Conselho Provisório de Defesa Nacional (PNDC), composto por membros civis e militares, foi estabelecido, com J.J. Rawlings como presidente.

Rawlings deixou de ser membro das Forças Armadas de Gana a partir de 14 de setembro de 1992 e formou o Congresso Nacional Democrático, que contestou e venceu as eleições presidenciais e parlamentares de 1992 e de 1996. O mandato terminou no ano 2000.

Rawlings é Doutor Honoris Causa em Direito pelo Medgar Evers College, City University of New York e o Doutorado em Diplomacia e Desenvolvimento da Lincoln University.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.