https://youtu.be/P4cauoDEF3Q

 

Recebo com muito prazer o convite da Direção do Jornal On-line Mercados Africanos de fazer parte do Conselho Redatorial.

O chefe da Redação , Tomás Paquete, já me tinha falado desta intenção de Mercados Africanos, há muito tempo. A ideia pareceu-me excelente desde então e quando me enviou por email as primeiras publicações achei que o formato era ótimo e centrado em objetivos claros de fornecer uma informação profissional e documentada sobre o ambiente de negócios nos PALOP e as oportunidades de investimento, não escondendo as dificuldades que às vezes potenciais investidores enfrentam na concretização dos próprios planos e  negócios face a um quadro jurídico não sempre conhecido e as vezes pouco transparente e previsível.

Não tenho dúvidas sobre as oportunidades de investimento nestes países e é, às vezes a falta de informação, que trava as intenções genuínas de investir por parte parte de empresas não só estrangeiras, mas também provenientes de outros países de expressão lusófona.

Na minha vida profissional, quase inteiramente desenvolvida no Serviço Exterior da UE tive a oportunidade de trabalhar quase 20 anos nos PALOP (Guine Bissau, STP, Moçambique, Angola,) e conheci o difícil caminho que estes países, com posturas e circunstâncias diversas, tiveram que enfrentar em manter uma direção de marcha marcada de oportunidades possíveis apesar de limites condicionantes que por vezes podem meter em risco os progressos alcançados em termo de transparência na gestão dos bens públicos e ambiente de negócios.

É neste quadro que uma informação profissional como aquela que a revista MA intende fornecer é essencial.  Nesta base ponho à disposição a minha experiência esperando que ela possa contribuir para o alcance dos objetivos e aceito com muito prazer e agradeço pelo convite.

Glauco Calzuola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.