BAD: 6M para dar poder às mulheres no Caju.

O Conselho de Administração do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou, nesta segunda-feira, 17 de Maio, na sede em Abidjan, um financiamento de seis milhões de euros à Guiné-Bissau para a implementação do Projeto de Apoio ao Empoderamento e Inclusão Financeira de Mulheres e Jovens no Caju, Fruta e setores vegetais (PAIFJ), segundo comunicado a que teve acesso Mercados Africanos.

O projeto, financiado por um empréstimo do Fundo Africano de Desenvolvimento – a janela de empréstimos a taxas concessionais do BAD – deve contribuir para o empoderamento económico e a criação de empregos sustentáveis ​​para mulheres e jovens.

Também oferece oportunidades de formação nas áreas de conservação e processamento de frutas e vegetais para 300 meninas e jovens e mil mulheres.

O projeto prevê ainda a construção de infraestruturas de armazenamento, áreas de secagem e duas unidades de processamento de cajus, segundo o mesmo comunicado.

O PAIFJ terá a duração de cinco anos e será implementado no sector autónomo de Bissau e nas regiões de Cacheu, Oio e Biombo.

Mais especificamente, promoverá a profissionalização de cem cooperativas e micro e pequenas empresas, bem como a geração de 1.500 empregos diretos, dos quais pelo menos 70% serão para mulheres.

O projeto baseia-se nas lições aprendidas com as operações anteriores do Banco na Guiné-Bissau, nomeadamente o Projeto de Apoio ao Empreendedorismo Rural e Rural e às Cadeias de Valor e o Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Valor e visa complementar os esforços do governo da Guiné-Bissau e de outros parceiros a favor das mulheres e dos jovens.

A 30 de Abril de 2021, a carteira ativa do BAD na Guiné-Bissau era composta por onze operações, com um compromisso de cerca de 107,5 milhões de euros.

Nove operações estão em andamento no setor público e duas são regionais.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.