Habitação uma prioridade do Sudão do Sul.

(principal: TOP6/país: Sudão do Sul/sub-região: Africa Oriental)

“Fomos mandados pelo Ministério das Finanças e do Planeamento para encontrar fundos para a construção e conclusão de um projeto de habitação de defesa em nome do Governo do Sudão do Sul no âmbito do programa Peace Through Development (Paz através do Desenvolvimento), iniciado pelo presidente Salvar Kiir em 2018″, disse o Embaixador do Sudão do Sul, Arop Deng Kuol, no Quénia.

A empresa pan-africana de financiamento de desenvolvimento habitacional Shelter-Afrique assinou um Memorando de Entendimento (MdE) com a empresa imobiliária Triangle Real Estate, sediada em Juba – capital do Sul do Sudão – para construir 26.000 unidades habitacionais para as Forças de Defesa do Sudão do Sul a um custo estimado de 1,5 mil milhões de dólares no quadro de um mecanismo especial de parceria público-privada (PPP).

O MdE foi assinado em Nairobi por Andrew Chimphondah, Diretor Administrativo da Shelter-Afrique, e o Embaixador Arop Deng Kuol, em representação do Ministério das Finanças e Planeamento do Governo do Sudão do Sul.

“A assinatura deste memorando de entendimento é fundamental para ajudar a resolver a crise habitacional no Sudão do Sul, que foi agravada por muitos anos de conflito”, sublinhou ele.

“A crise imobiliária no Sudão do Sul é grave. Na verdade, estamos a começar do zero – a razão pela qual este MdE que assinamos com a Shelter-Afrique é muito importante para nós e é a prova de que a disponibilidade de habitação a preços acessíveis é central na agenda do governo do Sudão do Sul, não apenas para as Forças Armadas, mas para toda a população”, enfatizou Kuol.

Pelo seu lado, Chimphondah disse que a assinatura do MdE com a Triangle Real Estate destaca o papel catalisador da Shelter-Afrique no fornecimento de financiamento habitacional acessível em toda a África.

“A nossa visão é fornecer alojamentos acessíveis para todos os africanos – incluindo o Sudão do Sul. Estamos orgulhosos de fazer parte desta parceria e esperamos ser o fornecedor preeminente de soluções financeiras, de consultoria e pesquisa destinadas a resolver a crise habitacional no Sudão do Sul, onde faltam 4 milhões de unidades habitacionais”, acrescentou o Diretor Administrativo de Shelter-Afrique.

O projeto envolve o desenvolvimento de 148 blocos residenciais de 160 unidades cada um.

Segundo o acordo, a Triangle Real Estate atuará como empreiteira do projeto, trabalhando com vários consultores.

A Shelter-Afrique, por outro lado, fornecerá financiamento catalisador e atuará como coordenador principal para ajudar a garantir financiamento adicional por meio da mobilização de outras instituições financeiras de desenvolvimento.

Recorde-se que Shelter-Afrique é uma instituição pan-africana de financiamento e desenvolvimento habitacional criada por governos africanos para atender à necessidade de um sistema sustentável de provisão de moradias e projetos de infraestrutura relacionados ao alojamento em África e tem como acionistas 44 países africanos, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a Empresa de Resseguros Africana.

O mandato da Shelter-Afrique é o de fornecer financiamento através de várias modalidades, estabelecer parcerias estratégicas e oferecer uma variedade de produtos e serviços relacionados para apoiar a entrega eficiente de moradias a preços baixos e imóveis comerciais.

Esses produtos incluem financiamento de projetos, empréstimos institucionais, investimentos de capital e joint ventures, financiamento comercial e habitação social, para além de conselhos práticos e assistência técnica.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.