Hoje é o Dia Internacional da Felicidade.

A felicidade é um objetivo humano fundamental. A Assembleia Geral das Nações Unidas reconhece esse objetivo e pede “uma abordagem mais inclusiva, equitativa e equilibrada do crescimento económico que promova a felicidade e o bem-estar de todos os povos” (resolução A/RES/66/281).

 

O que é o Dia Internacional da Felicidade?

É o dia em que se comemora a felicidade, claro! Desde 2013, as Nações Unidas celebram este dia como uma forma de reconhecer a sua importância na vida das pessoas em todo o mundo.

Em 2015, a ONU lançou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que procuram acabar com a pobreza, reduzir a desigualdade e proteger o nosso planeta – três aspectos fundamentais que levam ao bem-estar e à felicidade.

E para comemorar este dia, as Nações Unidas convidam todas as pessoas de qualquer idade, no mundo inteiro a participarem da celebração do deste dia. Como? Simples, sendo felizes…

 

Origem do Dia Internacional da Felicidade

A Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 66/281 de 12 de Julho de 2012 proclamou o dia 20 de Março como o Dia Internacional da Felicidade, reconhecendo a sua relevância e o bem-estar que ela proporciona, como objetivos e aspirações universais na vida dos seres humanos em todo o mundo e a importância do seu reconhecimento nos objetivos das políticas públicas.

Também reconheceu a necessidade de uma abordagem mais inclusiva, equitativa e equilibrada do crescimento económico que promova o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, a felicidade e o bem-estar de todos os povos.

A resolução foi iniciada pelo Butão, um país que reconheceu o valor da felicidade interna sobre o rendimento interno, desde o início da década de 1970 e adotou o objetivo de Felicidade Interna Bruta (FIB) sobre o Produto Interno Bruto (PIB).

Também sediou uma Reunião de Alto Nível sobre “Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Económico” durante a sexagésima sexta sessão da Assembleia Geral.

 

Felicidade Interna Bruta

A Felicidade Interna Bruta (FIB) é um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB).

O termo foi criado pelo rei do Butão Jigme Singye Wangchuck, em 1972, em resposta a críticas que afirmavam que a economia do seu país crescia miseravelmente. Esta criação assinalou o seu compromisso de construir uma economia adaptada à cultura do país, baseada nos valores espirituais budistas.

Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como objectivo primordial o crescimento económico, o conceito de FIB baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana surge quando o desenvolvimento espiritual e o desenvolvimento material são simultâneos, como tal, complementando-se e reforçando-se mutuamente.

 

Conclusão

Apesar de este dia ser uma data cheia de simbolismo, o seu objetivo central é o de fomentar discussões a fim de sensibilizar os líderes políticos para a criação de políticas públicas que actuem em favor deste propósito, em áreas como o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.

Obviamente que este conceito é subjectivo mas, neste dia, procura-se que todos nós paremos por um minuto, respiremos fundo, olhemos à nossa volta, analisemos os nossos desafios, as nossas lutas, conquistas e sonhos e, se nos sentirmos realizados, então é porque somos felizes.

 

O que achas disto? Devia-se medir a riqueza de um país pelo FIB em vez do PIB? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

8 de Março, a verdadeira história da sua origem

Imagem: © Albert Gonzalez Farran / ONU Photo

  • Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos. neste momento exerce as funções de Chefe de Redação da Mercados Africanos.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.