O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) e a Associação Africana de Fabricantes de Automóveis (AAAM) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para o financiamento e promoção da indústria automotiva em África.

Benedict Oramah, Presidente do Afreximbank e Mike Whitfield, Presidente da AAAM e Diretor Administrativo da Nissan África, assinaram o protocolo de acordo no início de fevereiro, o que constitui  a base para uma parceria destinada a impulsionar as cadeias de valor automotivas regionais e financiamento para a indústria automotiva, apoiando o desenvolvimento de políticas facilitadoras, assistência técnica e iniciativas de formação, segundo o comunicado lido por Mercados africanos no site do Afreximbank.

O Presidente do Afreximbank disse que “a parceria estratégica com a AAAM irá facilitar a implementação do programa Automotivo do Banco, que visa catalisar o desenvolvimento da indústria automotiva em África à medida que o continente inicia as trocas comerciais na Zona de Comércio Livre Continental Africano (ZCLCA).”

De acordo com os termos do Memorandum de Entendimento (MdE), o Afreximbank e a AAAM trabalharão juntos para promover o surgimento de cadeias de valor regionais com foco na fabricação de valor agregado criado por meio de parcerias entre fabricantes de equipamentos originais (OEM) globais, fornecedores e parceiros locais.

As duas organizações planeiam realizar estudos abrangentes para mapear potenciais cadeias de valor automotivas regionais no continente em clusters económicos regionais, a fim de permitir a fabricação de componentes automotivos para fornecimento às montadoras.

Para apoiar o surgimento da indústria automotiva africana, ambas as instituições vão colaborar para procurar linhas de crédito, financiamento direto, financiamento de projetos, financiamento da cadeia de abastecimentos, garantias e financiamento de capital, entre outros e isto para toda a cadeia de valor do setor.

O MdE também prevê que eles apoiem, conjuntamente com a Comissão da União Africana e o Secretariado da ZCLCA, o desenvolvimento de políticas e estratégias automotivas nacionais, regionais e continentais coerentes.

Com um mercado integrado sob a ZCLCA, mão de obra abundante e barata, riqueza em recursos naturais e uma classe média em crescimento, os países africanos estão cada vez mais a voltarem a sua atenção para apoiar o surgimento de indústrias automotivas.

A parceria entre o Afreximbank e a AAAM será uma oportunidade para dar apoio às aspirações dos países africanos no sentido de reorientar as suas economias para a industrialização e exportação de manufatura e promover o surgimento de cadeias de valor regionais.

“A assinatura do MdE com o Afreximbank é um marco emocionante para o desenvolvimento da indústria automotiva na África. No Fórum Digital Africano Auto de 2020 (digital Africa Auto Forum),  a falta de financiamento acessível disponível para o setor automotivo foi identificada como um dos principais inibidores do crescimento e desenvolvimento da indústria automotiva em África e ter Afreximbank a bordo é uma “reviravolta no jogo” e um fator extremamente positivo ”, comentou David Coffey, CEO da AAAM.

“É maravilhoso ter um parceiro que está tão comprometido quanto a AAAM em impulsionar o desenvolvimento e o crescimento do nosso setor no continente; esta colaboração garantirá um progresso genuíno para a nossa indústria em África ”, acrescentou ele.

Outras áreas cobertas pelo MdE incluem trabalhar com a União Africana e a Organização Africana de Estandardização  para harmonizar os padrões automotivos em todo o continente e desenvolver um programa de treinamento automotivo para o setor público e privado.

Flickr ©

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.