Industrialização sustentável e digitalização.

A 53ª sessão da Conferência dos Ministros Africanos das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) decorreu em Adis Abeba (Etiópia), sobre o tema da industrialização sustentável e diversificação na era digital, na esteira da crise económica e financeira causada pela pandemia Covid-19.

A ênfase foi colocada na necessidade do continente se industrializar e criar empregos para milhões de pessoas, especialmente os jovens que ingressam no mercado de trabalho todos os anos.

As discussões que decorrerão através de um webinar foram marcadas no primeiro dia pelas questões referentes à Zona de Comércio Livre Continental Africano (ZCLCA) e os Estados membros não deixaram de apelar à sua rápida operacionalidade e implementação.

A Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) exortou os países africanos a implementarem estratégias de desenvolvimento que reconheçam que um crescimento melhor, mais seguro e mais inclusivo requer uma ação climática forte e uma utilização eficiente dos recursos naturais.

A conferência de ministros da CEA segue-se ao lançamento na semana passada do seu Relatório intitulado “Construindo o futuro para uma recuperação verde em África” e presidido pela Vera Songwe, Secretária Executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA).

O relatório sublinhou “como a pandemia COVID-19 afetou gravemente as economias africanas, levando-as a contrair-se, pela primeira vez em mais de 20 anos, cerca de 2-5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020” e acrescenta ainda a necessidade de acelerar a digitalização e a industrialização em África.

Sobre a digitalização o relatório recomenda que ela seja ampliada, para poder vir a ser transformacional, ajudando a África a industrializar-se e a diversificar-se de forma sustentável dentro de uma economia digital global estimada em mais de 11,5 triliões de dólares”, pode-se ler nota no relatório.

 

O que achas disto? África precisa mesmo de se industrializar mais, ou deve apostar em alternativas mais verdes? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2013 U.S. Department of State
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.