Investimento Estrangeiro Direto em África, 23 mil milhões de dólares no 1° semestre de 2021.

De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (CNUCED), o Investimento Estrangeiro Direto (IED) cresceu 78% globalmente nos primeiros seis meses de 2021, chegando a 852 mil milhões de dólares.

Num contexto marcado por desigualdades na capacidade de responder a covid-19, a África registou apenas um aumento de 16% no seu IED no mesmo período.

Além da Oceânia, a África é o continente onde o investimento estrangeiro direto (IED) menos cresceu no mundo, durante o primeiro semestre de 2021.

É o que revela um novo relatório publicado a 19 outubro 2021, pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio. e Desenvolvimento (UNCTAD) e lido por Mercados Africanos.

De acordo com o estudo, a economia mundial acumulou 852 mil milhões de dólares em IED no primeiro semestre deste ano.

Isso representa um aumento de 78% em relação ao ano anterior.

Esse aumento foi fortemente impulsionado pela Europa, com 213 mil milhões e que representa um aumento de 66%, as Américas com 244 mil milhões (+ 88%) e a Ásia com 362 mil milhões (+ 26%).

Se excluirmos a Oceânia onde o fluxo de IED foi negativo, 9 mil milhões, o que significou uma queda de 27%, a África é o continente onde o IED menos cresceu, com 23 mil milhões nos primeiros seis meses de 2021, o que corresponde a um aumento de apenas 16%, em relação a 2020.

Ao lermos os dados deste estudo, também percebemos que essa disparidade aparece quando comparamos os países de acordo com o nível das suas economias.

Assim, enquanto o IED nos chamados países desenvolvidos cresceu 193%, o dos chamados países em desenvolvimento cresceu apenas 28%.

Em termos de níveis de renda, vemos a mesma situação. Enquanto o IDE de países de baixa renda caiu para -9% durante o período do estudo, os países de renda média tiveram um crescimento de 30% do seu investimento estrangeiro direto.

Mas, acima de tudo, foram os países de alta renda que registaram o crescimento mais forte, cerca de 117%, para um montante total de 584 mil milhões.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.