Joe Biden recebe Uhuru Kenyatta.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebe nesta quinta-feira, 14 de outubro 2021, o seu homólogo queniano Uhuru Kenyatta na Casa Branca, segundo anúncio feito pelos serviços respetivos.

Esta reunião, a primeira do género entre os dois homens, será uma oportunidade para eles discutirem “a sólida relação bilateral” entre os dois países e a “necessidade de transparência e responsabilidade nos sistemas financeiros nacionais e internacionais” diz o comunicado de imprensa da Casa Branca.

A mesma fonte disse que Joe Biden e Uhuru Kenyatta também discutirão “os esforços para defender a democracia e os direitos humanos, promover a paz e a segurança, acelerar o crescimento económico e combater as mudanças climáticas”

A 25 de fevereiro 2021, os dois líderes tiveram a primeira troca telefónica oficial algumas semanas após a posse do chefe de estado americano.

Entre outras coisas, afirmaram a importância da relação bilateral entre Estados Unidos e Quénia e falaram a crise na região de Tigray (Etiópia), entre outras.

Recorde-se que o Quénia ocupa a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) neste mês.

No setor da segurança, Washington é um grande aliado de Nairobi e investiram nada menos que 300 milhões dólares na luta contra o terrorismo no Quénia nos últimos 5 anos.

Recorde-se que a mensagem do presidente dos EUA aos Chefes de Estado e Governo africanos reunidos a 6 e 7 de fevereiro 2021, sublinhou que “temos todos de trabalhar em conjunto para promover a nossa visão comum de um futuro melhor – um futuro de comércio e investimento crescente que promova a prosperidade para as nossas nações”

“Acreditamos nas nações de África, no espírito de empreendedorismo e inovação em todo o continente”.

“Um futuro que promova vidas, paz e segurança para todos os nossos cidadãos; um futuro comprometido em investir nas nossas instituições democráticas e promover os direitos humanos”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.