José Maria Neves eleito Presidente da República de Cabo Verde.

Segundo dados atualizados pela Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) e pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o antigo Primeiro-ministro (2001 a 2016) e atual professor universitário, José Maria Neves foi neste domingo, 17 outubro 2021, eleito, à primeira volta – com o apoio do PAICV – o quinto Presidente da República de Cabo Verde, com 51,5% dos votos, de acordo com os dados do apuramento provisório.

José Maria Neves militante de quatro décadas do PAICV, do qual já foi presidente, foi também deputado nacional, presidente de câmara de Santa Catarina e ministro.

O seu principal opositor, Carlos Veiga, também antigo primeiro-ministro (1991 a 2000), voltou a falhar a eleição, pela terceira vez (já tinha concorrido às de 2001 e 2006), com 42,6%.

Carlos Veiga admitiu a derrota e disse que já felicitou telefonicamente José Maria Neves “pela eleição a Presidente da República”.

“O povo falou e a democracia triunfou”, afirmou Carlos Veiga, que nesta candidatura contou com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD, no poder) e da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Com uma alta taxa de abstenção de 51,7%

A estas eleições já não concorreu Jorge Carlos Fonseca, que cumpre o segundo e último mandato como Presidente da República.

104 observadores internacionais seguiram o processo eleitoral

José Maria Neves, no discurso de vitória
José Maria Neves, no discurso de vitória

Tal como Mercados Africanos tinha noticiado as eleições presidenciais de Cabo Verde foram acompanhadas em todo o país por 30 observadores da União Africana, liderados pelo diplomata e antigo ministro angolano Ismael Gaspar Martins, para além dos 71 da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e três da embaixada dos Estados Unidos da América na Praia.

Esta foi a primeira vez que Cabo Verde registou sete candidatos a Presidente da República em eleições diretas, depois de até agora o máximo ter sido quatro, em 2001 e 2011.

Estas eleições encerram o ciclo eleitoral iniciado em 25 de outubro de 2020, com as autárquicas, que prosseguiu em 18 abril passado, com as legislativas, sempre com a aplicação de medidas de proteção sanitária, como a utilização de máscara e desinfeção obrigatória à entrada das assembleias de voto, devido à pandemia de covid-19.

Cabo Verde já teve quatro Presidentes da República desde a independência em 1975.

O primeiro, o já falecido Aristides Pereira (1975 – 1991) por eleição indireta e o também já falecido António Mascarenhas Monteiro (1991 — 2001), o primeiro por eleição direta.

Em 2001 foi eleito Pedro Pires e em 2011, o atual presidente, Jorge Carlos Fonseca.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.