Kuwait “apaga” 95% dos juros da divida da Mauritânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Mauritânia, Ismael O. Cheikh Ahmed, negou a existência de cláusulas secretas no acordo assinado entre o Kuwait e Mauritânia sobre a dívida desta última e que prevê o cancelamento de 95% dos juros desta dívida e a transformação dos demais 5% em investimentos do Kuwait na Mauritânia.

O ministro disse, nesta quinta-feira 26 de agosto 2021, que está efetivamente iniciada a implementação do acordo alcançado e considerou-o uma vitória diplomática, económica e financeira, porque “a dívida do Kuwait atingiu o que se poderia chamar de um impasse técnico para o qual era necessária uma solução que requeria vontade política”.

Para o ministro, a celeridade com que o acordo foi alcançado segue-se à visita do Presidente da Mauritânia ao Kuwait quando foi apresentar condolências pelo falecimento do emir Cheikh Soubah Al Ahmed Al Soubah.

Não deixou de reafirmar, no entanto, a solidez dos laços que se estabeleceram em tão pouco tempo entre o Presidente e o novo o emir do Kuweit xeque Newaf Al Ahmed Soubah, que desempenhou um papel importante na resolução do problema da dívida

Eles foram de uma grande generosidade e até mesmo eficazes e mais eficientes do que em outros países, apesar da dívida pendente e acrescentou que a visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Kuwait no passado mês de Maio 2021 trouxe uma mensagem bem mais importante do que a dívida.

E citou o seu homólogo do Kuweit: “Estamos muito interessados ​​na Mauritânia e aspiramos a impulsionar os nossos investimentos neste país e estamos também a trabalhar para fortalecer nossas relações bilaterais. “

“Este foi o ponto de partida eficaz para a resolução da questão da dívida, que se tornou importante tanto para eles como para nós”, enfatizou o ministro das Relações Exteriores da Mauritânia.

Ould Cheikh Ahmed acrescentou que na última parte das negociações o lado kuwaitiano reafirmou que os 5% destinados aos investimentos não serão os únicos e que o Kuwait está atualmente à procura de sectores potenciais para investir na Mauritânia, que é importante para o país e para as pessoas.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.