Lisboa/Maputo: acordo de cooperação de 80 milhões de euros.

Foi assinado em Maputo, pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel Gonçalves e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, o novo Programa Estratégico de Cooperação para o período entre 2022 e 2026, com um valor indicativo de 80 milhões de euros.

Este novo acordo foi assinado, nesta segunda-feira, 22 novembro 2021, segundo comunicado do site do Governo Português lido por Mercados Africanos .

O acordo é valido por acordo por quatro anos, (2022-2026) e enquadra-se no Programa Estratégico de Cooperação (PEC), que para esse período, recebeu mais 12 milhões de euros, se comparado com o anterior que termina este ano (2021), e prevê-se um aumento do valor.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel Gonçalves considerou que o novo acordo aponta para um “futuro sustentável”, já que vai financiar ações de diversas entidades durante quatro anos e que servirá para “combater a pobreza, apoiar o desenvolvimento e a formação”,

As atividades de resiliência, segurança, cultura, a capacitação institucional e a ajuda humanitária fazem parte dos planos.

Haverá também uma atenção especial à crise humanitária que se vive em Cabo Delgado, devido aos ataques de grupos armados.

Deixou também em aberto a possibilidade de que o envelope financeiro possa aumentar assim que “as nossas autoridades, organizações, sociedade civil e todos os parceiros tiverem capacidade para trabalhar”.

Segundo Francisco André isto indica o bom curso dos trabalhos. E, por outro lado, o responsável avançou que o PEC recém-aprovado vai abranger novas áreas, mantendo, no entanto, a educação e a saúde como os sectores de maior intervenção orçamental.

«Num mundo pós-pandemia, os dois países devem fazer uma recuperação económica que seja justa, que não deixe ninguém para trás, e que sirva para combater a desigualdade de oportunidades», disse Francisco André.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.