Luanda faz hoje 446 anos, parabéns.

A cidade de Luanda assinala nesta terça-feira, 25 de Janeiro de 2022, o 446º aniversário da sua fundação.

Em prol à efeméride, o Jornal de Angola publicou um longo e interessante artigo  do qual reproduzimos alguns extratos no nosso artigo.

Situada na costa Oeste de África, virada para o Oceano Atlântico, Luanda é a capital de Angola e foi fundada a 25 de Janeiro de 1576 pelo fidalgo e explorador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de “São Paulo da Assunção de Loanda”

Um ano depois da sua fundação, Paulo Dias de Novais lança a pedra para a edificação da igreja dedicada a São Sebastião, no lugar onde hoje é o Museu Central das Forças Armadas.

Trinta (30) anos depois, com o aumento da população europeia e o consequente aumento de edificações, a vila passa à cidade.

Atualmente, com mais de oito milhões de habitantes, a província de Luanda está dividida administrativamente pelos municípios de Luanda, Cazenga, Viana, Cacuaco, Belas, Icolo e Ben-go, Kissama, Talatona e Ki-lamba Kiaxi.

Hoje em dia, Luanda é o principal centro financeiro, comercial e económico de Angola.

Nela estão sediadas as principais empresas do país, como a Endiama, Sonangol, Banco Nacional de Angola e a Bolsa de Dívida e Valores de Angola.

No campo industrial, Luanda tem a transformação como uma das suas principais atividades, que inclui alimentos processados, bebidas, têxteis, cimento, materiais de construção, produtos plásticos e metais e também possui um excelente porto natural, de onde exporta diversos produtos.

Luanda tem como cartão de visita a Baía de Luanda, a antiga Avenida Marginal ou Avenida 4 de Fevereiro, com belas edificações, como o edifício do Banco Nacional de Angola.

Os edifícios históricos coloniais, como o Governo Provincial, os museus das Forças Armadas, Antropologia, da Moeda, História Natural e o da Escravatura, onde se podem ver instrumentos de coerção e imobilização usados contra os escravos são, entre outros, locais que também servem de cartão-postal.

Quem chega a Luanda devia fazer questão de visitar as ilhas de Luanda e do Mussulo, que na realidade, não se trata de uma ilha, mas de uma restinga acompanhada por diversas ilhotas, com belíssimas praias.

Outras atrações são o Miradouro da Lua, um local quase irreal, com falésias de diversas cores, a Praça do Artesanato, com objetos de madeira, bijuterias e belíssimos quadros, com as cores fortes típicas de África, e o Parque Nacional da Kissama, com fauna e flora diversa.

O que achas desta efeméride? Conheces a cidade de Luanda? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Angola com Incubadora Tecnológica Digital

Bienal de Luanda: Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.