Lupita Nyong’o Embaixadora da Boa Vontade.

Lupita Nyong’o é a Embaixadora da Boa Vontade para a 9ª Cimeira Africities que se realizará no Quénia em Maio deste ano.

A Cimeira Africities é organizada a cada 3 anos durante um período de 5 dias, alternadamente em diferentes países de África e é o maior encontro democrático organizado no continente africano.

Um dos objetivos desta edição é mobilizar a diáspora africana e afrodescendentes a iniciarem o caminho do renascimento africano com os seus concidadãos que permaneceram no continente, bem como com todas as pessoas de boa vontade interessadas no desenvolvimento, integração, e unidade de África.

 

Lupita Nyong’o

Pela primeira vez, na história da cimeira, a Africities Summit terá uma Embaixadora da Boa Vontade que será Lupita Nyong’o, uma actriz mexicana com raízes quenianas, que ganhou o Óscar de Melhor Atriz Secundária, pelo filme 12 Anos Escravo.

Nyong’o começou sua carreira em Hollywood como assistente de produção. Em 2008, estreou-se como atriz com o filme de curta-metragem East River e, posteriormente, retornou ao Quênia para rodar a série de televisão Shuga (2009–2012). Também em 2009, ela escreveu, produziu e dirigiu o documentário In My Genes.

Posteriormente, Nyong’o fez um mestrado em representação na Escola de Drama de Yale. Após a formatura, obteve o seu primeiro papel num filme de longa-metragem, no papel de Patsey no drama histórico de Steve McQueen, 12 Anos Escravo (2013), onde recebeu vários elogios da crítica e ganhou vários prêmios, incluindo o Oscar.

Além do seu trabalho como actriz, Nyong’o apoia a preservação histórica, faz palestras sobre como prevenir o assédio sexual e é defensora dos direitos das mulheres e dos animais.

Em 2014, foi nomeada a mulher mais bonita pela People. Nyong’o também escreveu um livro infantil chamado Sulwe (2019) que se tornou o best-seller número um do New York Times.

 

A 9ª edição da Africities Summit

Esta edição, está programada para ocorrer de 17 a 21 de Maio de 2022 na cidade de Kisumu no Quénia. Tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência, Uhuru Kenyatta, Presidente da República do Quénia e o tema escolhido para a cimeira é:

“O papel das cidades secundárias em África na implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas e da União Africana”.

Organizada a cada 3 anos durante um período de 5 dias, alternadamente nas diferentes regiões de África, a Cimeira Africities é o maior encontro democrático organizado no continente africano.

Este evento emblemático das Cidades Unidas e Governos Locais de África (UCLG Africa) organizado em parceria com o Governo do Quénia, o Conselho de Governadores do Quénia (CoG) e o Condado de Kisumu, será realizado pela primeira vez em uma cidade secundária e pela primeira vez terá uma Embaixadora da Boa Vontade que será Lupita Nyong’o.

São esperados mais de 5.000 participantes para discutir as Agendas 2030 e 2063 que exigem reflexão sobre a urbanização resiliente e sustentável em África, dado que até 2050 a maior parte da população africana viverá em cidades, e a maioria dos habitantes das cidades estabelecer-se-á em cidades secundárias.

A melhoria das condições de vida das populações africanas e da estrutura económica e social e a transformação do continente africano estão, portanto, intimamente ligados à forma como a realização das Agendas 2030 e 2063 serão abordadas.

As cidades secundárias africanas, são sem dúvida os lugares onde África terá que reinventar a sua própria abordagem e o seu próprio desenvolvimento.

 

Kisumu

Kisumu significa literalmente um lugar de comércio de troca “sumo” na língua Luo e é chamado localmente de “Kisumo”. Foi o principal porto do Lago Vitória durante a comunidade da África Oriental, então conhecida como Porto Florença.

A cidade foi fundada no início do Século IXX principalmente como o principal terminal interior do caminho de ferro do Uganda, construída na sua maior parte por povos de origem asiática que se fixaram na região e por isso constituem um quarto da população da cidade, com evidências culturais e infraestruturas visíveis dessa realidade, ainda nos dias de hoje.

 

O que achas desta cimeira? E do facto de a Lupita Nyong’o ser a Embaixadora da Boa Vontade? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2022 Africities
close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.