Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) verão as suas economias crescer já este ano, recuperando da recessão do ano passado. Todos menos a Guiné Equatorial, que continua afundada na recessão em que passou boa parte da última década, diz o Banco Mundial no relatório sobre as Perspetivas Económicas Mundiais.

A África subsaariana deverá crescer uns 2,7%, o que significa que apenas Angola, com uma expansão de 0,9% prevista para 2021, está abaixo da média dos países da região.

As boas notícias são que, em 2022, todos os países lusófonos crescerão acima dos 3,3% de média da região, mas o Banco Mundial alerta que estas previsões feitas em tempo de pandemia são particularmente incertas dada a volatilidade da situação.

Olhando para os dados do relatório, constata-se que Angola deverá sair dos 4% negativos em 2020 para crescer 0,9% este ano e acelerar para 3,5% no próximo ano, ao passo que Cabo Verde, o campeão do crescimento lusófono, crescerá uns 5,5% este ano e 6% em 2022.

Apesar de tudo, foi também o que mais viu a economia cair no ano passado, recuando uns 11% devido à forte quebra do turismo, essencial para equilibrar as contas públicas e para o setor privado do arquipélago.

A Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe crescem 3% este ano, com o primeiro a acelerar para 4% em 2022 e São Tomé a crescer ainda mais, 5%, no próximo ano.

Moçambique, que teve a menor quebra em 2020, de apenas 0,8%, recupera para 2,8% este ano e 4,4%, antes de, previsivelmente, ver o seu crescimento económico disparar à conta da exploração de gás natural mais para meados desta década.

O relatório sobre as Previsões Económicas Mundiais, divulgado terça-feira pelo Banco Mundial, reduz a previsão de crescimento económico para a África subsaariana, que desce de 3,1% para 2,7%, e avisa que o risco de a previsão não se concretizar é substancial devido às incertezas não só em África, mas também nos principais parceiros comerciais do continente.

Crescimento Económico

2021

2022

Angola

0.9

3.5

Cabo Verde

5.5

6.0

Guiné-Bissau

3.0

4.0

Guiné Equatorial

-2.8

-1.2

Moçambique

2.8

4.4

São Tomé e Príncipe

3.0

5.0

África Subsaariana

2.7

3.3

 

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.