Madagáscar: 178 milhões de dólares abrem vias até à Beira.

Madagáscar vai investir 178,75 milhões de dólares para a implementação do Projeto de Desenvolvimento no corredor de Facilitação do Comércio.

O projeto tem três objetivos principais: o primeiro é melhorar a acessibilidade ao sul de Madagáscar, o segundo é a promoção do comércio e investimento através da facilitação dos procedimentos de exportação, importação e investimento, bem como o desenvolvimento de uma cultura competitiva.

O terceiro objetivo é apoiar as ligações intermodais entre estradas e vias navegáveis, que neste caso são asseguradas pela ligação de corredores rodoviários no sul de Madagáscar ao porto de Tulear, que se abre para o Canal de Moçambique.

Esta última abre-se à rede portuária moçambicana, cujo alvo para este projeto é o porto da Beira, que será a porta de ligação entre Moçambique, Zimbabué, Maláui, Zâmbia e a República Democrática do Congo.

Para além deste corredor, é uma ligação importante com os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA).

Mais concretamente o projeto consistirá no desenvolvimento e asfaltamento de dois troços de estradas essenciais, com onze (11) pontes, ligados ao porto de Tulear.

O projeto que foi financiado pelo Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento Banco, visa melhorar as condições de vida da população através da criação de fontes de rendimento, através a participação na construção da estrada e instalações relacionadas através da prestação de serviços, trabalho e oportunidades de intercâmbio.

“O projeto contribuirá para a abertura do sul de Madagáscar e ajudará a construir a resiliência da população face à insegurança alimentar recorrente nesta parte do país”, disse Adam Amoumoun, o representante do Banco Africano de Desenvolvimento em Madagáscar.

O empréstimo foi aprovado nesta quarta-feira, 24 novembro 2021, pelo Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.