Mais investimentos para as MPME africanas.

O Proparco e o Standard Bank assinaram duas novas garantias no âmbito da iniciativa Choose Africa que visa acelerar o crescimento das micro, pequenas e médias empresas (MPME)  e do empreendedorismo em África.

O foco dos investimentos será nos setores que criam empregos, ao mesmo tempo que aceleram o acesso a serviços financeiros por meio de canais digitais, e no agronegócio, dados os desafios persistentes de segurança alimentar no continente.

Visando os setores duramente atingidos pela pandemia e apoiar as MPME e aumentar o comércio em África, para impulsionar o crescimento após a pandemia e para apoiar e criar empregos, bem como atividades comerciais.

Esta iniciativa de financiamento fornecerá às MPME – que já estavam sob restrições de crédito antes da pandemia, mas agora enfrentam maior risco e incerteza – novas fontes de financiamento, bem como – além das fontes tradicionais.

A linha de crédito inclui uma primeira garantia no valor de 19,5 milhões de euros destinada a permitir ao banco continuar suas atividades de crédito a MPME em um ambiente pós-Covid.

A segunda garantia de carteira de 9 milhões de euros visa beneficiar setores como FinTech, (tecnologia financeira), agricultura, economia verde, educação e saúde, bem como empresas e negócios pertencentes a mulheres.

Proparco é o braço financeiro do setor privado da Agence Française de Développement Group (AFD Group).

Há mais de 40 anos promove o desenvolvimento económico, social e ambiental sustentável ao fornecer financiamento e suporte para empresas e instituições financeiras na África, Ásia, América Latina e Oriente Médio. A sua ação centra-se nos principais setores de desenvolvimento: infraestrutura, principalmente para energias renováveis, agronegócio, instituições financeiras, saúde e educação.

Para Lungisa Fuzile, CEO do Standard Bank – o maior banco sul-africano sediado em Joanesburgo – a estratégia do banco para impulsionar o crescimento da África “visa integrar parâmetros sociais, económicos e ambientais nas decisões de crédito e práticas de negócios de uma forma que ajude a continuar a apoiar os clientes, enquanto produz valor para a sociedade como um todo “.

O que pensas sobre isto? Este tipo de financiamento é uma boa ajuda? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.