Malawi alarga inclusão financeira às zonas rurais.

O Malawi vai empreender atualizações de infraestruturas e criar um sistema de pagamento digital mais eficiente e transparente.

O projeto alargará a inclusão financeira no país, em particular às mulheres, aos jovens e aos habitantes das zonas rurais.

Permitirá também transações comerciais eficientes, oferecendo às pequenas empresas a oportunidade de obter acesso a novos mercados nacionais e internacionais.

Espera-se que o projeto aumente a taxa de inclusão financeira interna do Malawi de 58% em 2019 para, pelo menos, 65% em 2025.

A contribuição do setor das TIC para o PIB deverá aumentar de 5,7% para 7% durante o mesmo período. Espera-se que os volumes de exportação aumentem de 31% para 35% do PIB, em conformidade com os objetivos da estratégia nacional de exportação.

Este financiamento foi acordado durante a assinatura entre o Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF) e o governo do Malawi de uma subvenção no valor de 14,2 milhões de dólares.

“O projeto DFIC está alinhado com a Estratégia de Economia Digital do Malawi (2021-2026) e a Terceira Estratégia Nacional para a Inclusão Financeira (2022-2026); ambos contribuem para alcançar o objetivo a longo prazo de criação de riqueza inclusiva apoiada por um sistema financeiro inclusivo e economia digital”

Disse Sosten Alfred Gwengwe, ministro das Finanças e Assuntos Económicos do Malawi, durante a cerimónia de assinatura.

Macmillan Anyanwu, o líder do escritório do Banco Africano de Desenvolvimento no Malawi, disse que a assinatura do acordo de subvenção do projeto DFIC foi um passo importante para promover a utilização de transações eletrónicas no país para aumentar o acesso e utilização de serviços financeiros acessíveis, particularmente, entre as mulheres, os jovens e os habitantes das zonas rurais.

“O projeto permitirá também transações comerciais mais eficientes, oferecendo às pequenas empresas a oportunidade de obter acesso a novos mercados”, concluiu.

 

O que achas disto? Esta chamada inclusão financeira serve para algo? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.