Maláwi cria projeto de eletricidade limpa.

A Agência Africana de Seguros de Comércio (ACA) acaba de garantir um investimento de 67 milhões de dólares americanos no projeto solar fotovoltaico de Nkhotakota, no centro do Maláwi com uma capacidade de 37 MWp.

A garantia foi emitida no âmbito do Regional Liquidity Support Facility (RLSF), um mecanismo que fornece liquidez de curto prazo para Produtores Independentes de Energia (PIE).

O objetivo é cobrir o risco de atraso de pagamento por parte das empresas nacionais de eletricidade o que atualmente corresponde a mais de 90 por cento da actual produção de eletricidade o que torna o país vulnerável a frequentes cortes de energia que costumam ocorrer em épocas de seca.

“A planta solar de Nkhotakota faz parte dos planos do governo do Maláwi para reduzir a dependência do país em energia hidroelétrica”.

“A energia solar visa fornecer uma solução mais sustentável para o acesso a eletricidade estável e confiável ”, explicou a ACA.

O projeto solar de Nkhotakota está a ser desenvolvido por um consórcio formado pela Renewable Energy Holding (RAREH), uma empresa de investimentos com sede no Quênia, e o Phanes Group IPP dos Emirados Árabes Unidos.

A planta solar será construída em duas fases, sendo que a primeira terá capacidade de produção de 21 MWp. A segunda parte do projeto no centro de Maláwi produzirá 16 MWp.

A instalação de 37 MWp será coberta por um Contrato de Compra de Energia (PPA) assinado entre seus dois proprietários e a estatal Electricity Supply Corporation of Malawi (ESCOM).

Nos termos do acordo, a ESCOM comprará a energia por um período de 20 anos e vai fornecer eletricidade para 150.000 famílias do Maláwi.

 

O que achas disto? Esta aposta do Maláwi foi boa? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2016 Thinkstockphotos / Royalty Free
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.