Mali investe 4M na indústria da Manga.
A maior indústria de processamento de manga do Mali, vai desenvolver-se graças a um empréstimo de 4 milhões, segundo anuncio recente da Sociedade Financeira Internacional (IFC na sigla em inglês), membro do Grupo do Banco Mundial.
O financiamento destina-se a apoiar o desenvolvimento da indústria da manga, o que permitirá melhorar o acesso dos produtores aos mercados e aumentar a sua produção e exportação.
O empréstimo da IFC visa ajudar a modernização das instalações de produção e adquirir o equipamento necessário para aumentar a sua capacidade de coleta de manga.
Também permitirá conectar até 1.000 pequenos produtores adicionais à cadeia de 2.000 agricultores e suster 300 empregos diretos e indiretos.
O empréstimo permitirá à empresa aumentar as suas exportações de concentrado de manga para a Europa e outros mercados.
Além disso, a IFC implementará um programa de assistência técnica para ajudar a fortalecer as suas práticas de governança corporativa, gestão financeira e gestão de risco ambiental e social.
Os agricultores receberão apoio direto na forma de capacitação para melhorar as suas práticas agrícolas – não só no cultivo da manga, mas também no consórcio – e aumentar os rendimentos.
“Essa parceria vai ajudar o nosso negócio a tornar-se mais moderno, mais sustentável e mais lucrativo. Isso ajudará a aumentar a produção e processamento local de manga no Mali e beneficiará todos os atores da cadeia de valor”.
Disse Diadié Sankaré, Presidente do centro da fileira manga. E acrescentou:
“Essa cooperação também fortalecerá as nossas capacidades e vai atingir aos padrões dos mercados internacionais”.
Por outro lado Aliou Maiga, IFC Diretor para a África Ocidental e Central afirmou:
“A parceria criará empregos e fortalecerá o setor agrícola do Mali, um setor importante que contribui significativamente para o emprego e o PIB do país e a resiliência do setor privado na região do Sahel, particularmente em face dos grandes desafios impostos aos mercados pela pandemia COVID-19”.
“O desenvolvimento da fileira manga e a melhoria da competitividade internacional das mangas do Mali criarão mais oportunidades e rendimentos para os agricultores do Mali e fortalecer as economias locais no país”.