Marrocos, 120 milhões de euros para apoiar PME.

O Banco Africano de Desenvolvimento mobilizou 120 milhões de euros para apoiar Empresários, Pequenas e Médias Empresas e estimular a recuperação da economia marroquina.

O Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento aprovou na quarta-feira em Abidjan um empréstimo de 120 milhões de euros a Marrocos para implementar o Programa de Inclusão Financeira, Empreendedorismo e Apoio às Muito Pequenas e Médias Empresas do país.

O apoio do Banco ajudará as empresas em dificuldades a relançar a sua atividade e a preservar empregos, a fim de saírem com êxito da crise da Covid-19.

“Relançar e incluir. É o objetivo desta dupla prioridade que ajudará a revitalizar a atividade, proteger o emprego e restaurar o crescimento”, disse Achraf Hassan Tarsim, o representante nacional do Banco Africano de Desenvolvimento em Marrocos.

 “Estamos a fazê-lo juntamente com jovens e mulheres empresárias e Pequenas e Médias Empresas (PME) que desempenham um papel fundamental na dinâmica de recuperação, com mais de 70% dos postos de trabalho criados”, acrescentou ele.

O programa apoiará reformas de inclusão financeira para facilitar o acesso ao financiamento por parte das famílias e das PME.

Ajudará também a diversificar as fontes de financiamento à sua disposição, reforçando a inclusão no mercado de capitais.

“Temos aqui duas prioridades principais: diversificar a oferta de financiamento às muito pequenas e PME e aprofundar os mercados financeiros através de instrumentos como a titularização e o financiamento pelo público”, disse Stefan Nalletamby, Diretor do Departamento de Desenvolvimento do Setor Financeiro do Banco Africano de Desenvolvimento. “A nossa única ambição é reforçar a dinâmica para a inclusão financeira das empresas”, acrescentou.

O programa irá reforçar o sistema de apoio aos empresários, às empresas em fase de arranque e às PME. Apoiará também o ecossistema de apoio ao empreendedorismo e contribuirá para melhorar o clima empresarial através da simplificação dos procedimentos administrativos.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.