Marrocos intensifica uso das TIC.

As empresas marroquinas estão com défice em matéria das TIC. Desde o início da crise sanitária, que tem cada vez mais pedidos para usarem as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Para uma melhor clareza da situação atual, governo lançou vários inquéritos junto de mais de 3600 empresas. O balanço desses inquéritos foi divulgado pela AICEP.

O acesso à internet é globalmente positivo, nomeadamente em termos das microempresas (81,9%), das PME (97,9%) e das grandes empresas (99,5%).

A maioria destas empresas são jovens, portanto com uma vida útil não superior a 10 anos.

Não obstante, o acesso para edição de documentos é utilizado apenas por 62% das referidas empresas, o uso de software profissional especializado resume-se a 59% das mesmas, sendo que apenas 20% daquelas recorrem a serviços de armazenamento de informação e 18% detêm alojamento de bases de dados.

Mais de metade das empresas considerou como fraca a integração das TIC na gestão dos seus recursos humanos, na sua relação com as administrações públicas, assim como com os fornecedores e com os clientes.

Por sua vez, 86% das empresas não tinham recrutado especialistas em TIC, antes da crise sanitária, alegando a exigência de salários elevados, uma instabilidade de perfis nesses cargos, bem como a falta de certas qualificações.

A mesma fonte destaca igualmente que são pouquíssimas as empresas que podem contar com os seus colaboradores para desenvolver, adaptar ou apoiar soluções de tecnologias de informação, em face da pandemia COVID-19.

De referir que o setor das TIC é considerado estratégico nas políticas do atual governo marroquino, pelo que as empresas dos países membros da CPLP interessadas nesta matéria deverão olhar para Marrocos com um potencial mercado de aposta.

 

O que achas desta situação no Marrocos? A aposta nas TIC será a ideal? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.