Marrocos é líder em centrais de energia limpa.

Marrocos é líder em África, no domínio das centrais de energia limpa. Lidera os países do continente africano em termos de centrais de energia limpa, juntamente com o Egipto e a África do Sul, de acordo com a TAQA Net – plataforma de investigação especializada nos mercados de energia.

De acordo com a referida fonte, os países do continente africano competem por projetos de energia solar, numa época em que o continente continua a aumentar as suas capacidades de produção de energia fotovoltaica.

África possui algumas das maiores centrais de energia limpa do mundo devido ao seu enorme potencial em termos de fontes de energia renováveis, como a solar, a eólica e as centrais hidroelétricas, o exemplo disso é Marrocos.

A referida plataforma identifica algumas das construções mais importantes do continente africano, com especial relevo para a central «Noor» de Ouarzazate, em Marrocos. Trata-se da maior central CSP de África, contribuindo para a redução anual de cerca de 800.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2).

Também o acordo para a execução do projeto do parque eólico «Jbel Al-Hadid» na região de Essaouira, em Marrocos, assinado em Janeiro de 2021, com uma capacidade total de 270 megawatts, é alvo de destaque.

É importante assinalar, neste contexto, os esforços de Marrocos para a criação das maiores centrais de energia limpa, com vista a assegurar o acesso de eletricidade a zonas desfavorecidas.

Outro factor importante é o de apoiar o objetivo mundial de transformação energética para fazer face às alterações climáticas, assim como diversificar fontes de produção de eletricidade para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, considerados a principal causa de poluição no mundo.

 

O que achas disto? Os outros países africanos deviam seguir o exemplo de Marrocos? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Marrocos produz hidrogénio verde

Imagem: © 2022 Francisco Lopes-Santos 

  • A AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), E. P. E., é uma entidade empresarial do Estado Português que visa o desenvolvimento e a execução de políticas estruturantes e de apoio à internacionalização da economia portuguesa.

close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.