Máscara africana vendida por 4,2M de euros.

Uma antiga máscara africana Fang foi vendida pelo valor de 4,2 milhões de euros (5,25 milhões de euros com custos) a um comprador não identificado, durante os leilões realizados neste sábado, 25 de Março de 2022, em uma casa de leilões de Montpellier, sul de França.

Extremamente rara (apenas 10 exemplares no mundo segundo os especialistas), a relíquia datada do final do século XIX pertencia à sociedade secreta Ngil e era utilizada para justiça ritual.

Esta venda provocou protestos que voltam a levantar a questão da posse e comercialização de preciosos objetos culturais africanos pelas antigas potências coloniais.

A máscara foi adquirida por volta de 1918 e sob circunstâncias desconhecidas pelo governador René-Victor Edward Maurice Fournier, com posto em Dakar e no Congo e, segundo informações da casa de leilões de Montpellier, recuperou esta máscara durante uma visita ao Gabão.

O oficial colonial levou-a para França na década de 1920, tendo sido encontrada mais de um século depois, no sótão de sua casa pela família.

Inicialmente estimada num máximo de 400.000€, superou assim em muito as previsões para uma venda que, no entanto, não foi ao gosto dos gaboneses presentes na sala.

Estes protestaram contra a comercialização de um importante objeto do património cultural de seu país, adquirido segundo eles de forma injusta. Um problema comum a muitos países africanos e em outros lugares vítimas da colonização.

Tal como Mercados Africanos noticiou, algumas antigas potências coloniais, como a França e a Bélgica, concederam algumas restituições, como recentemente a dos tesouros reais do antigo reino do Daomé, agora República do Benim

Na questão desta máscara as opções estão em aberto e ninguém sabe como ela chegou à posse do então governador, ou seja, confiscada, acto muito usual na época colonial, comprada em boas condições, ou talvez, pudesse mesmo ser um presente de um dignatário africano.

 

O que achas desta situação de obras de arte africanas retiradas de África durante a época colonial? Concordas que esta máscara e outras obras de arte similares, deveriam ser todas devolvidas, ou dependerá da forma como foram obtidas? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © Pascal Guyot / AFP
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.