Metro elétrico do Cairo, já em fase de testes.

Iniciada em 2019, a fase 1 do projeto do metro elétrico do Cairo, cuja obra estava prevista para durar 4 anos, foi concluída com dois anos de antecedência. A aceleração das obras é motivada pela abertura da nova capital administrativa.

O projeto de metro elétrico (VLT) que liga o Cairo à nova capital administrativa do Egito poderá entrar em operação em março próximo (2022), segundo o ministro dos Transportes, Kamel El Wazir.

Esta linha de metro elétrico, cuja primeira fase já foi concluída, está em testes técnicos desde 12 de Janeiro de 2022, com vistas ao seu início. Essa primeira parte da obra, que abrange um trecho de 65,63 km com 11 estações de superfície, exigiu um investimento de aproximadamente 1,3 mil milhões.

A rede vai ser estendida em suas fases com uma extensão total de 103,3 quilómetros com 19 estações erguidas ao longo do percurso.

O VLT faz parte do sistema de transporte planeado para permitir uma conexão mais fácil entre o Cairo e o novo polo administrativo do país em desenvolvimento desde 2015.

Este centro está a ser construído com o objetivo de transferir funções administrativas e aliviar o congestionamento da metrópole egípcia, cuja população é de cerca de 20 milhões o que leva a dificuldades em termos de mobilidade urbana.

O modelo desenvolvido inclui, além das redes ferroviárias (metro, comboio elétrico, serviço ferroviário), opções de transporte por autocarros e redes de transporte BRT (Bus Rapid Transit).

 

O que achas do Metro do Cairo? Uma cidade com 20 milhões de habitantes não devia já ter Metro há mais tempo? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Egipto investe 876 milhões de euros para modernizar o metro do Cairo

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.