A  ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor, afirmou hoje (3) que seu país está convicto da necessidade de uma abordagem multilateral para combater a “natureza intratável” da pandemia de covid-19, num discurso transmitido ao vivo durante a  abertura do Fórum Brasil-África.

“Esta pandemia exige uma consciência de quão profundamente interconectado nosso mundo está e como a solidariedade e a cooperação estão se tornando cada vez mais indispensáveis. Há uma necessidade de cooperação internacional para gerenciar as consequências da pandemia na África (mais de 30.000 mortes e 1, 5 milhões de infeções) à luz de como ela ultrapassou os limites dos já fracos sistemas de saúde pública do continente”, acrescentou Pandor.

A ministra sul-africana lembrou que a crise sanitaria do novo coronavirus provocou um impacto socioeconémico em todos os países do mundo, mas reconheceu que a doença prejudicou mais as nações em desenvolvimento, aumentando os desafios e atrasando  o progresso da erradicação da pobreza e de outros indicadores de desenvolvimento humano.

“A pandemia dizimou recursos internos e reduziu o espaço fiscal e económico. Como a pandemia afetou todos os países, os fluxos de assistência ao desenvolvimento e de capital privado devem ser afetados e restringir os investimentos necessários para o desenvolvimento”, avaliou Pandor.

Ela projetou que a pandemia deverá causar uma contração económica de 3,2% na África Subsaariana em 2020, reduzindo o Produto Interno Bruto  (PIB) per capita desta região aos níveis registados dez anos atrás, ou seja, em 2010.

“Pela primeira vez em décadas, a pobreza extrema aumentará. Na verdade, já vimos que entre  26 milhões e 39 milhões de africanos foram empurrados para a pobreza extrema apenas nos últimos 6 meses”, destacou, acrescentando que os mesmos dados indicam um aumento entre 6 e 9% de pessoas em situação de pobreza.

O Fórum Brasil África é organizado anualmente pelo Instituto Brasil África, está em sua oitava edição e, em razão da pandemia, adotou formato online em 2020.

O discurso da ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul abriu os debates e a programação gratuita, disponível no site forumbrazilafrica.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.