Mokoka bate recorde mundial dos 50 km.

Stephen Mokoka estabeleceu este domingo um novo recorde do mundo dos 50 km, ao correr a distância em 2:40.13 horas, na prova Nedbank Runified em Gqeberha, África do Sul, nesta que foi a primeira vez em que o atleta sul-africano correu oficialmente nesta categoria.

O tricampeão olímpico, sul-africano, Mokoka, corre maratonas há mais de uma década, mas fez história na sua primeira corrida de 50 km. Passou a metade da prova com 1h21:03 e, após os 35 km (1h52:53) arrancou sozinho, realizando um quilometro a 2:56, entrando para a galeria dos recordistas mundiais.

O anterior record, era do etíope Ketema Negasa, que, no ano passado, e nesta mesma prova, realizou o percurso em 02:42.07. É de notar que foi o primeiro recordista desta distância, já que a mesma só foi incluída como prova oficial, pela World Athletics, em Julho do ano passado, tendo homologado o tempo de Negasa como primeiro recorde.

A decisão, de incluir a prova dos 50 quilómetros entre as distâncias com recorde do mundo oficial, deveu-se ao facto do crescimento deste tipo de corridas.

“Estou cansado”, disse Mokoka com um sorriso durante a entrevista pós-corrida. “É um longo caminho e não sei como vou me sentir mais tarde, mas gostei”.

O atleta de 37 anos, até agora, já conquistou vários títulos nacionais na sua carreira desde os 1500m até a maratona. O seu melhor tempo na maratona é de 2h07:40 obtido em Xangai em 2015. Também estabeleceu o recorde da meia-maratona sul-africana ao correr 59:36 quando terminou em sétimo no Campeonato Mundial de Meia Maratona de 2020 em Gdynia.

 

O que achas deste feito? Mokoka, é um nome a ser seguido no atletismo mundial? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2020 Feline Lim / REUTERS
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.