Moody’s atribui Aa2 ao BADEA.

A Moody’s Investors Service  atribuiu nesta sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2022, ao Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico na África (BADEA) uma classificação Aa2 com perspetiva positiva para seus empréstimos de longo prazo em moeda estrangeira, segundo comunicado lido por Mercados Africanos.

O principal objetivo do BADEA é o fortalecimento da cooperação económica, financeira e técnica entre as regiões árabes e africanas.

A classificação da Moody’s reflete o progresso feito no processo de transformação do banco desde que a decisão estratégica de iniciar empréstimos não soberanos foi tomada.

A Moody’s também observou que os principais pontos fortes que sustentam a notação de Aa2 do BADEA são:

  1. uma posição de capital muito forte e baixa alavancagem
  2. um nível extremamente alto de recursos líquidos apoiados por uma gestão prudente de liquidez e
  3. um alto nível de apoio de seus acionistas.

A perspetiva positiva reflete a opinião da Moody’s de que a melhoria contínua no desempenho dos ativos do BADEA provavelmente apoiaria um rating mais alto daqui para frente.

O Banco possui uma estrutura que só lhe permite conceder empréstimos a países não acionistas.

Além disso, o BADEA serve como um catalisador confiável e altamente eficaz para os fundos de desenvolvimento árabes na África, o que é essencial para a prosperidade compartilhada das duas regiões.

Apesar do alto risco percebido na África Subsaariana, onde opera, o BADEA demonstrou qualidade de subscrição impecável.

Com efeito, ao longo dos seus 48 anos de existência, nunca registou quaisquer perdas na sua carteira de crédito. O banco também mantém uma carteira de investimentos forte e líquida suportando um perfil de liquidez extraordinário.

Desde o início de suas operações em 1975, o BADEA financiou mais de 720 projetos do setor público e forneceu mais de 850 subsídios de assistência técnica em 44 países da África Subsaariana (“SSA” na sigla em inglês).

 

O que achas do BADEA? E da nota que a Moody’s deu? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2022 Francisco Lopes-Santos
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.