Moody’s baixa nota soberana da Tunísia de B3 para Caa1.

A agência de classificação financeira Moody’s baixou a nota soberana da Tunísia de B3 para Caa1 com perspetiva negativa de longo prazo, leu Mercados Africanos em comunicado emitido por essa agência global de notação.

Em nota divulgada quinta-feira, 14 de outubro 2021, a agência americana explica que “a descida para Caa1 da classificação soberana da Tunísia reflete o enfraquecimento da governação e o aumento da incerteza quanto à capacidade do governo de implementar medidas que facilitem o acesso aos fundos necessários para atender às altas necessidades de financiamento para os próximos anos”.

“A crise constitucional que eclodiu a 25 de julho 2021 após a suspensão do antigo governo e parlamento pelo presidente Kais Saied com base em poderes de emergência temporários está a ser exacerbada pela ausência de um tribunal constitucional com autoridade para resolver disputas entre os poderes executivo e legislativo”, lê-se na mesma nota.

No entanto a nota considera que “a recente formação de um novo governo liderado pela primeira-ministra Najla Bouden Romdhane prepara o terreno para negociações renovadas com credores oficiais e bilaterais, um consenso sobre reformas de longa data, incluindo a folha de salários do setor público, reforma dos subsídios de energia e reforma das empresas estatais. Essas reformas são essenciais para reequilibrar as contas fiscais da Tunísia e garantir a sustentabilidade da dívida no futuro numa perspetiva de crescimento moderada”.

A Moody’s também desceu a nota do Banco Central da Tunísia, que é legalmente responsável pelos pagamentos de todos os títulos do governo, de B3 para Caa1, e manteve a perspetiva negativa.

Recorde-se que esta é a décima vez desde 2011 que a Tunísia viu seu rating soberano ser rebaixado por agências de classificação financeira global. De acordo com a Moody’s, se um financiamento significativo não for garantido, o país corre o risco de não honrar sua dívida.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.