Mundial 2022: Cabo Verde e Guiné-Bissau podiam ter ganho
Os primeiros jogos da fase de grupos das eliminatórias, na zona da África, para o Mundial de 2022 tiveram lugar nesta quarta-feira, 1 de setembro 2021.

O encontro transferido para Douala, nos Camarões, terminou empatado, à chuva, entre a República Centro-Africana e Cabo Verde (1-1).
Os “Tubarões Azuis” dominaram logo de início e abriram o marcador antes do intervalo, através do ex-jogador do Dijon Júlio Tavares, que “disparou” contra o guarda-redes centro-africano após cruzamento de Kenny Rocha (0-1, aos 36 minutos).
Mas Trésor Toropité conseguiu empatar ao início do segundo tempo ao recuperar uma bola mal repelida por Vozinha (1-1, aos 53 minutos).
Um resultado que satisfaz os centro-africanos, privados de Kondogbia, e que apresentaram um onze experimental e composta por 8 selecionados que jogam localmente.
Quase antes do apito final os centro africanos foram salvos já que a cabeçada de Mendes foi ao poste.
Neste mesmo grupo a Nigéria e Libéria enfrentam-se nesta sexta-feira, 3 de setembro 2021, no outro encontro da fase de grupos, com apenas a equipa vencedora do grupo a seguir em frente.
A República Centro-Africana vai à Libéria na próxima segunda-feira, 6 de setembro 2021 e Cabo Verde vai receber a Nigéria na terça-feira, 7 de setembro 2021.

Foi em Nouakchott, na Mauritânia, que a Guiné-Bissau enfrentou a sua vizinha, a Guiné-Conacri (1-1), nesta quarta-feira, 1 de setembro 2021 por ocasião da primeira jornada das eliminatórias do grupo I, da zona africana, para o Mundial de 2022.
Favoritos no papel, os homens de Didier Six rapidamente assumiram a liderança graças ao ex-jogador do Bordeaux Kamano, “colocado em órbita” por Naby Keita (0-1, 7º minuto).
Esta abertura do marcador “magoou” os “Djurtus” que responderam em particular por Mama Baldé, que não concretizou devido a uma defesa decisiva de Keita.
De volta do vestiário, a hesitação entre Florentin Pogba e Mohamed Ali Camara, permitiu que Joseph Mendes recuperasse uma bola perigosa para empatar (1-1, ao minuto 51).
O jogo “aqueceu” e o guarda-redes Jonas Mendes brilhou contra Mady Camara e depois contra Kamano com a trave a ajudar.
Mas a seleção da Guiné-Bissau não ficou atrás e podiam ter marcado com um cabeceamento de Mendy.
Ainda na África Ocidental, no estádio Lat Dior, em Thiès, o Senegal venceu o Togo (2-0), no Grupo H.
Depois de um primeiro período mal conseguido no plano ofensivo, os “Leões” conseguiram recuperar após voltar do vestiário.
O “craque” do Liverpool, Sadio Mané, mostrou o caminho para a vitória, abrindo o marcados aos 56 minutos, antes de Abdou Diallo fazer o segundo aos 80 minutos.

Por sua vez, Angola perdeu no Egipto no primeiro jogo do grupo F.
A seleção orientada pelo português Pedro Gonçalves foi derrotada por um golo de Mohamed Magdi Kafsha, de penálti, aos cinco minutos. No mesmo grupo, a Líbia ganhou ao Gabão por 2-1.
No grupo E, o Mali bateu Ruanda por 1-0 graças a um golo de Traoré.
O Marrocos e Sudão enfrentam-se no outro jogo do grupo I nesta quinta-feira, 2 de setembro 2021.
Na segunda-feira, 6 de setembro 2021, na segunda jornada, a Guiné-Conacri enfrenta o Marrocos em Conacri, enquanto a Guiné-Bissau segue para o Sudão na terça-feira, 7 de setembro 2021.