Namíbia emite títulos verdes de 24M dólares.

O mercado de títulos verdes está-se a consolidar na Namíbia. A emissão de um segundo título verde conseguiu 24,3 milhões de dólares.

A transação liderada pelo Rand Merchant Bank (RMB) para o First National Bank (FNB Namíbia) financiará habitação verde e energia renovável.

O país da África Austral registou a sua segunda transação graças ao Rand Merchant Bank (RMB). O banco sul-africano realizou a transação para o First National Bank (FNB Namibia) para angariar fundos no mercado de capitais para financiar projetos verdes na Namíbia.

O título verde listado na Bolsa de Valores da Namíbia (NSX) “arrecadou” 24,3 milhões de dólares em títulos de três e cinco anos.

De acordo com o RMB, os recursos dos títulos serão administrados pelo FNB, que fornecerá empréstimos para financiar projetos verdes na Namíbia, incluindo a construção de edifícios verdes e produção de energia renovável.

Os títulos verdes (…) foram emitidos fora da estrutura de títulos sustentáveis ​​da FirstRand, que foi estabelecida para apoiar a emissão de instrumentos de dívida temática (incluindo as suas subsidiárias, como o FNB Namíbia).

Essa estrutura foi avaliada de forma independente e está alinhada com as Diretrizes e Princípios do Green Bond (Títulos Verdes) 2021 da International Capital Markets Association, (Associação Internacional de Mercados de Capitais) segundo o RMB.

O primeiro título verde da Namíbia foi emitido pelo Bank Windhoek, um banco comercial listado no NSX.

O banco angariou 4 milhões de dólares, que foram utilizados para financiar projetos de energia solar para uso produtivo, principalmente no setor agrícola.

Globalmente, o mercado de títulos verdes cresceu exponencialmente, em mais de 100% ao ano (em Dezembro de 2021), mas África representa apenas 0,03% desse mercado global.

Os países africanos que entraram no mercado de títulos verdes incluem África do Sul, Quénia e Egipto.

 

O que achas desta situação? A falta de interesse dos bancos africanos pelos títulos verdes é problemática? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2022 Francisco Lopes-Santos
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.