Nigéria: Acess Bank – 500 milhões dólares na emissão de título.

O Access Bank está novamente a preparar-se para ir ao mercado de dívida internacional e posicionar o grupo para aproveitar as vantagens da crescente procura por moeda estrangeira na Nigéria.

O grupo bancário nigeriano Access Bank vai tentar “arrecadar” mil milhões de dólares, apurou Mercados Africanos através da imprensa especializada nigeriana.

O anúncio vem no seguimento de uma operação anterior, a 14 de setembro 2021, em que o banco conseguiu 500 milhões de dólares, com a procura dos investidores três vezes maior que a oferta.

Estas iniciativas são parte de um programa de médio prazo de emissão de títulos de dívida internacionais.

Pela primeira transação, a taxa de juros foi de 6,125% para um vencimento (período de reembolso) de 5 anos.

A Nigéria, país onde o grupo concentra 82,2% de seus ativos, apesar de estar presente em outros 11 países africanos, enfrenta uma grande pressão sobre as suas reservas cambiais. A ideia seria, portanto, garantir o máximo de recursos em moeda estrangeira, antes que as condições de mercado se agravem.

A reação dos investidores a este segundo lançamento é esperada em menos de um mês. O Banco é mais popular entre as agências de classificação.

A 21 de setembro 2021, a agência de classificação Fitch Ratings manteve o rating “B” para a missão de longo prazo, com perspetiva estável.

A Moody’s também expressou uma opinião favorável sobre o programa de empréstimos internacionais de médio prazo. Apesar de um ambiente económico difícil na Nigéria, o grupo conseguiu, de facto, permanecer lucrativo e, acima de tudo, reduzir o nível de riscos da sua carteira de empréstimos.

O Access Bank, que não tem grandes dívidas para pagar em dólares, fez esforços especiais para reduzir os empréstimos em moeda estrangeira passando de 40% em junho de 2019 para apenas 22%, no final do primeiro semestre de 2021.

A atual crise cambial na Nigéria está a revelar-se uma oportunidade, especialmente com a decisão do Banco Central de confiar o mercado de câmbio exclusivamente a bancos comerciais. Além disso, a indústria requer recursos em dólares para importar os seus insumos.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.