Nigéria aposta forte no gás natural.

Começaram as obras de construção de uma fábrica de gás natural no Estado de Imo, na Nigéria.

A construção está a cargo da Nigerian National Petroleum Corp (NNPC), uma das maiores empresas estatais de petróleo e gás de África, em cooperação com a Seplat Petroleum, uma empresa nigeriana independente de exploração e produção de upstream. Ambos detêm 50% do empreendimento.

 

A nova fábrica

A fábrica irá processar gás natural do bloco onshore OML 53 da SEPLAT, que cobre uma área de 1.585 km2 em terra na parte nordeste do Delta do Níger.

O bloco contém o campo de produção de petróleo Jisike e o campo de gás e condensado Ohaji South que será desenvolvido juntamente com descobertas de gás no bloco OML 21 adjacente, um dos maiores projetos de desenvolvimento de gás condensado

Este projeto insere-se na abordagem assumida da Nigéria de alcançar a autossuficiência energética também através do gás natural e em resolver as dificuldades de acesso à eletricidade das populações locais.

Após a sua conclusão, a fábrica produzirá aproximadamente 300 milhões de pés cúbicos padrão por dia (mscf / d) e fornecerá cerca de 30% do abastecimento de gás do país.

 

Porquê apostar no gás natural?

A Nigéria continua a depender fortemente das receitas do petróleo para financiar o seu orçamento. No entanto o país segue há vários anos uma política de dinamização do setor de gás e, com isso, de redução de pelo menos 50% das emissões de gases de efeito estufa.

O gás natural é o hidrocarboneto de queima mais limpo, produzindo cerca de metade do dióxido de carbono (CO2) e apenas um décimo dos poluentes atmosféricos do carvão quando queimado para gerar eletricidade.

É abundante. E se o consumo se mantivesse nos níveis atuais, haverá recursos de gás natural suficientes para durar cerca de 230 anos.

É versátil. Uma fábrica de gás leva muito menos tempo para iniciar e parar do que uma fábrica a carvão. Essa flexibilidade torna o gás natural um bom parceiro para fontes de energia renovável como a solar e a eólica, que só estão disponíveis quando o sol brilha e o vento sopra.

 

O que achas disto? A Nigéria faz bem em apostar no gás natural? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2016 ExxonMobil
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.