Nigéria: Filme “Natal em Miami” bate recordes.
Nos últimos anos, o cinema africano, especialmente o da Nigéria, teve um crescimento notável, evidenciado pela qualidade das produções.
A indústria cinematográfica nigeriana (Nollywood) está em alta.
Estreado a 24 de dezembro 2021, o filme nigeriano “Christmas in Miami”, de Ayo Makun e dirigido por Robert Peters, arrecadou 100,7 milhões de nairas (245.000 mil dólares) numa semana após o seu lançamento, o que foi o melhor desempenho do ano 2021, segundo dados da Associação de Cinema da Nigéria (CEAN).
De acordo com o CEAN, a comédia foi vista por mais de 49.000 pessoas em 61 locais diferentes e o filme terminou a semana em segundo lugar somente atrás do êxito mundial da Disney ‘Homem-Aranha: No Way Home’.
“Christmas in Miami” é o quarto filme da série Akpos”, que engloba “30 dias em Atlanta”, “A Trip to Jamaica” e “10 dias em Sun City” .
‘Christmas in Miami’ é estrelado por Ayo Makun, Richard Mofe-Damijo e Osita Iheme e conta a história de uma família que representa a Nigéria no Intercontinental Christmas Fiesta e compete com outras famílias de origens diversas, numa exótica ilha de Miami.
Além disso, “Christmas in Miami” já subiu para o 19º lugar de filmes nigerianos de maior bilheteria de todos os tempos graças à sua atuação na semana de estreia e deve esperar alcançar o ápice onde reina até agora “Omo Ghetto: The Saga” de Funke Akindele, o filme de Nollywood de maior bilheteria de todos os tempos, com um total de 636,1 milhões de dólares de bilheteria.
Recorde-se que durante os primeiros três trimestres do ano de 2021, Nollywood produziu respetivamente 416, 635 e 375 filmes.
A indústria cinematográfica contribui para o PIB nigeriano com 1,42% e emprega mais de umas milhões de pessoas.