Nigéria: Finalmente o “gigante” africano vai ter a 5G em janeiro 2022.

Nos últimos dezasseis meses, o governo da Nigéria tem vindo a dizer que o 5G chegaria à Nigéria e desenvolveu uma política nacional da 5G, no entanto as empresas de telecomunicações impacientam-se.

De acordo com o Ministério das Comunicações e Economia Digital da Nigéria, a implantação do 5G poderia ocorrer em janeiro de 2022. Ubale Maska (o Comissário de Serviços Técnicos da Comissão de Comunicações da Nigéria, representando o Ministro das Comunicações e da Economia Digital, Ali Isa Pantami) revelou esta quinta-feira, 23 de setembro 2021.

Poucos dias antes dessa revelação de Ubale Maska, Mohammed Rufai, diretor técnico da MTN Nigéria, já expressava a impaciência da empresa de telecomunicações em investir neste novo segmento de mercado.

“Estamos entusiasmados com as oportunidades que a 5G apresenta e ansiosos para participar do processo de licenciamento. A velocidade e oportunidades que a tecnologia da 5G oferece aos utilizadores é muito impressionante e abre uma infinidade de possibilidades para aproveitar as vantagens da Internet das Coisas e dos serviços digitais em geral”, disse ele em entrevista à ITWeb Africa.

Este novo passo para a implementação da 5G ocorre depois que o Ministro das Comunicações e Economia Digital atribuiu à Comissão de Comunicações da Nigéria, a 10 de setembro, a tarefa de implementar rapidamente o 5G no país.

Esta diretiva do ministério ocorreu após a aprovação pelo Conselho Executivo Federal (FEC) da política nacional de 5G, no dia 8 de setembro, após vários dias de investigação pelo Senado que finalmente demonstrou o caráter inofensivo dessa tecnologia móvel em saúde.

Segundo Ali Isa Pantami, a implantação da 5G será faseada, começando pelas principais cidades do país “onde há necessidade de banda larga de alta qualidade”.

O 5G deve facilitar o surgimento de várias tecnologias emergentes, gerar casos de uso inovadores, estimular um crescimento socioeconómico significativo e criar empregos.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.