Nigéria lançou o eNaira (moeda nacional digitalizada).

Vindo para presidir na State House (Abuja), nesta segunda-feira, 25 de outubro 2021, o lançamento oficial do eNaira, o presidente nigeriano foi formal: a moeda digital vai aumentar o PIB do país em 29 mil milhões de dólares nos próximos 10 anos.

“Nós tornamo-nos no primeiro país da África e um dos primeiros do mundo a introduzir uma moeda digital para os nossos cidadãos. ”, elogiou o chefe de Estado, lembrando que“ o novo sistema de pagamento em moeda digital, que demorou quatro anos para se cristalizar, vai promover a inclusão financeira ”.

O eNaira, diz ele, servirá como a espinha dorsal do pagamento eletrónico na Nigéria e também permitirá que mais pessoas passem do setor informal para o formal, aumentando assim a base tributária do país.

A moeda virtual tem duas aplicações: carteira rápida e carteira comercial eNaira, que foram lançadas na Google Play Store e na Apple Store.

Com este lançamento, a Nigéria, a maior economia da África em termos de PIB e o país mais populoso do continente (quase 220 milhões de habitantes), é pioneira no continente, ao lado de Gana que está a testar desde setembro o seu e-Cedi como novo meio de troca.

Recorde-se que outros países como China, Bahamas e Camboja também lançaram suas moedas digitais.

Nos últimos anos, a Nigéria tem vindo a enfrentar uma depreciação crónica da sua moeda (Naira) no mercado de câmbio internacional.

De acordo com alguns especialistas, o eNaira evitará essa situação e vai conter efetivamente a expansão das cripto moedas que estão a ganhar cada vez mais espaço nesse país mais populoso da África.

Um estudo da empresa de pesquisa especializada Statista revela que a Nigéria é classificada como o terceiro usuário de moedas virtuais no mundo, depois dos Estados Unidos e da Rússia.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.