O governo da Nigéria adjudicou o contrato para a implementação do projeto ferroviário Kano-Maradi & Kano-Dutse que conectará a república da Nigéria à república vizinha do Níger.

O anuncio foi feito por Rotimi Amaechi, ministro dos transportes da Nigéria num tweet que dizia: “Hoje, (11 de janeiro de 2021) assinamos os documentos do contrato para o início do projeto ferroviário Kano-Maradi, Kano-Dutse.”, publicado na imprensa nigeriana e especializada.

A empreitada foi adjudica ao Grupo Mota-Engil, multinacional portuguesa com atividade vocacionada para a construção e gestão de infraestruturas nos segmentos de Engenharia e Construção, Ambiente e Serviços, Concessões de Transportes, Energia e Mineração.

Este projeto envolve a construção de uma linha ferroviária de bitola padrão com um alinhamento de cerca de 377 quilômetros de Kano a Maradi e um ramal de Kano a Dutse.

A linha ferroviária Kano-Maradi de 284 quilômetros conectará três estados federais no norte da Nigéria (Kano, Jigawa e Katsina) e Maradi, a segunda maior cidade da República do Níger, enquanto o ramal de 93 quilômetros conectará o capital do estado de Jigawa, conhecida como Dutse, para Kano.

De acordo com Amaechi, a Mota Engil  também concordou em construir uma universidade como parte de sua responsabilidade social corporativa (CSR) enquanto executa o projeto, que deve estimular o desenvolvimento económico ao facilitar o acesso a bens e serviços, transporte de matérias-primas e produtos manufaturados e criar oportunidades de emprego para uma ampla faixa da população da área.

Além disso, a linha férrea e suas instalações auxiliares criarão condições para o crescimento das empresas e industriais existentes, comércios de ambos os lados da fronteira e a integração sub-regional.

Segundo a GlobalConstructioReview o projeto custa 1.96 mil milhões de dólares e o financiamento foi organizado pelo banco KFW-IPEX , a Africa Finance Corporation , o banco Credit Suisse, e aprovado pelo Governo da Nigéria em setembro de 2020.

A nova linha férrea impactará uma população de cerca 8,8 milhões de pessoas.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.