Nigerianos voltam a ter Twitter.

A 4 de Junho de 2021, a Nigéria suspendeu o Twitter acusando-o de tolerar postagens incitando a violência no país.

Isso aconteceu dois dias depois da rede social ter apagado uma postagem do presidente e algumas semanas depois de anunciar a instalação de sua sede africana no Gana.

Finalmente, as autoridades voltaram a permitir que o Twitter retomasse as operações, sete meses depois de ter sido suspenso.

A informação foi divulgada por um comunicado de imprensa da Agência Nacional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na quarta-feira, 12 de janeiro 2022.

“O presidente Muhammadu Buhari aprovou o levantamento da suspensão do Twitter na Nigéria a partir da meia-noite de hoje”, disse Kashifu Inuwa Abdullahi, diretor da agência.

Segundo as autoridades nigerianas a rede social tinha sido suspensa por “período indeterminado” depois de terem acusado o Twitter de ter, ainda segundo as autoridades, nomeadamente, uma “missão suspeita” contra o governo nigeriano e de tolerar na plataforma mensagens de ódio contra este último, em particular aquelas que incitam ao separatismo biafrense e violência no sudeste da Nigéria.

Recorde-se que a suspensão ocorreu dois dias depois que o Twitter ter apagado uma postagem do presidente Muhammadu Buhari ameaçando “lidar com a linguagem que eles entendem” referindo-se aos separatistas.

Para alem da perca de dezenas de milhões de dólares, a decisão provocou um forte clamor no país onde o Twitter tem cerca de 3 milhões de assinantes, de acordo com plataformas de verificação de dados.

Recorde-se que a rede social serviu recentemente como ponto de encontro dos movimentos sociais do país, nomeadamente no combate à violência policial na campanha End SARS.

Segundo as autoridades nigerianas, o Twitter aceitou “todas as condições estabelecidas pelo governo federal”.

Isso implica não apenas que a rede social tenha uma representação física no país, mas também que cumpra os seus requisitos fiscais na Nigéria.

Mas, até agora, o Twitter ainda não comentou esta declaração.

 

O que achas disto? A suspensão do Twitter na Nigéria serviu para alguma coisa? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.