Quatro seleções juntaram-se ontem terça-feira (30/03) aos outros 19 países já qualificados para a fase final da 33ª edição da Taça Africana das Nações Camarões 2022, após os vários jogos do 6º e último dia das eliminatórias.

São elas, as seleções Cabo Verde, Mauritânia, Guiné-Bissau e Etiópia.

O único bilhete restante será entre Serra Leoa e Benim, cujo jogo foi adiado após uma confusão nos testes do Covid-19, com cinco alegados casos de covid-19 no conjunto do Benim.

A Mauritânia classifica-se pela segunda vez consecutiva para uma final do CAN. Os homens de Corentin Martins tinham o seu destino nas mãos ao jogar este 6º e último dia e conseguiram a sua missão de “comando” em Bangui frente à República Centro-Africana (1-0), esta terça-feira (30/03), no Grupo E.

O único golo do jogo foi marcado por Aboubakar Kamara (45 ‘+ 2). Uma vitória que eliminou o Burundi, antes mesmo da partida contra o Marrocos.

Cabo Verde precisava de um ponto frente a Moçambique, para garantir a sua qualificação para o CAN 2022, durante este 6º e último dia do Grupo F.

Aproveitando um autogolo do moçambicano Faisal Bangal (58 ‘), os Tubarões Azuis terminam com uma vitória e a satisfação de terem permanecido invictos durante esta campanha.

Cabo Verde terminou em segundo com 10 pontos, atrás apenas dos Camarões (1º, 11 pontos).

No outro encontro do Grupo F, os Camarões, treinados por António Conceição e já apurados, empataram em casa com o Ruanda (0-0).

O Ruanda somou seis e Moçambique, treinado pelo português Luís Gonçalves, terminou com quatro.

Cabo Verde será a segunda equipa dos PALOP na CAN2021, depois da Guiné-Bissau também ter assegurado uma vaga no torneio que se disputa em 2021 nos Camarões, tal como tínhamos noticiado ontem.

Além das seleções de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, estão apuradas as da Etiópia, Mauritânia, Camarões, Senegal, Argélia, Mali, Guiné-Conacri, Tunísia, Egito, Gâmbia, Gabão, Gana, Burkina Faso, Zimbabué, Guiné-Equatorial, Marrocos, Costa do Marfim, Comores, Nigéria, Sudão e Maláui.

A edição de 2021 da CAN foi adiada para o próximo ano nos Camarões, decorrendo entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro de 2022.

Veja Também: 

Fase final do CAN-21, com 2 PALOP, já tem datas

Guiné-Bissau 22ª Seleção qualificada para final do CAN-21

CAN-21: 2 PALOP ainda podem passar à fase final

CAN-21: Parabéns Cabo Verde e Guiné-Bissau

CAN-21: Ainda há esperança do lado dos PALOP

CAN-21: últimas jornadas da fase de grupos

CAN-21: Clubes europeus barram jogadores africanos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome