A fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN-21) vai decorrer nos Camarões de 9 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2022.

Duas seleções dos PALOP estão presentes: Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Uma outra dum país membro da CPLP, a Guine Equatorial também estará presente nos Camarões.

Com as qualificações da Etiópia, Mauritânia, Guiné-Bissau e Cabo Verde, conhecemos agora 23 dos 24 qualificados para a fase final do CAN-21 que terá lugar em Janeiro próximo nos Camarões.

As eliminatórias normalmente deveriam terminar nesta terça-feira (30/03), mas o adiamento do encontro decisivo Serra Leoa-Benim, no qual as duas seleções vão disputar a última passagem para a final nos Camarões, após o acesso debate se sim ou não seis jogadores (6) da seleção do Benim, os Esquilos testaram positivos para Covid-19.

No Grupo L, este jogo é decisivo para se conhecer o derradeiro país apurado para a fase final.

O Benim tem 7 pontos, ocupando o segundo lugar, enquanto a Serra Leoa está na terceira posição com 4.

No primeiro lugar do agrupamento ficou a Nigéria com 14 pontos enquanto o Lesoto acabou na quarta posição com apenas 3 pontos.

A Confederação Africana de Futebol (CAF), que deveria resolver o caso, decidiu reagendar o encontro Serra Leoa / Benim para junho próximo

Os 23 qualificadores são: Camarões (país anfitrião), Senegal, Argélia, Mali, Tunísia, Burkina Faso, Guiné-Conacri, Comores, Gabão, Gâmbia, Egito, Guiné Equatorial, Zimbabwe, Costa do Marfim, Marrocos, Nigéria, Sudão, Malawi, Etiópia, Mauritânia, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Entre os principais ausentes: RD Congo, Congo Brazzaville, África do Sul, Madagáscar, Uganda.

O sorteio da fase de grupos será realizado a 25 de Junho de 2021, isto após a derradeira jornada entre a Serra Leoa e o Benim que foi adiada no passado dia 30 de Março.

Recordamos que Cabo Verde apurou-se em 2° lugar no Grupo F,10 pontos, depois dos ‘Tubarões Azuis’, terem triunfado em casa por 3-1 frente aos Camarões e vencido em Maputo por 0-1.

Quanto aos moçambicanos acabaram o CAN-21 no último lugar com quatro pontos, atrás do Ruanda com seis.

No primeiro lugar ficou o país organizador da próxima fase final, os Camarões, com 11 pontos, isto após um empate caseiro sem golos frente aos ruandeses.

Quanto à Guiné-Bissau apurou-se com 2° lugar depois de vencer por 3-0 o Congo Brazzaville e saltarem para o segundo lugar, terminando com 9 pontos.

No primeiro lugar do Grupo I ficou o Senegal com 14 pontos, o Congo Brazzaville no terceiro lugar com 8 pontos, enquanto Essuatíni acabou na quarta e última posição com dois pontos.

Veja Também: 

CAN-21: Cabo Verde, outro PALOP na final nos Camarões

Guiné-Bissau 22ª Seleção qualificada para final do CAN-21

CAN-21: 2 PALOP ainda podem passar à fase final

CAN-21: Parabéns Cabo Verde e Guiné-Bissau

CAN-21: Ainda há esperança do lado dos PALOP

CAN-21: últimas jornadas da fase de grupos

CAN-21: Clubes europeus barram jogadores africanos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome