Nova Refinaria Dangote arranca em breve.

Na Nigéria, a refinaria de petróleo bruto e a fábrica de produção petroquímica da Dangote Industries Limited, avaliadas em 19,5 mil milhões de dólares que com uma área de 2.635 hectares e que devem 38.000 postos de trabalho devem começar a operar no terceiro trimestre de 2022.

Segundo o presidente e chefe executivo do Grupo Dangote, Aliko Dangote, a refinaria, que tem capacidade para satisfazer 100% das necessidades da Nigéria em produtos refinados e ainda um excedente para exportação, é a maior refinaria de petróleo de linha única do mundo, com capacidade para processar 650.000 barris de petróleo bruto por dia.

Estima-se que a partir de 2023, a Nigéria deixará de importar produtos petrolíferos e poupará os atuais 50 mil milhões de dólares de importações de produtos petrolíferos por ano.

A refinaria inclui uma exploração de 440 milhões de litros de tanques de tratamento de água e um bairro com habitações para os 50.000 trabalhadores e respetivas famílias no local.

Nova Refinaria Dangote arranca em breve
Akinwumi Adesina, Presidente do BAD em visita ao local de construção da nova refinaria Dangote
“Agradecemos o apoio do governo nigeriano, dos nossos credores, e de instituições financeiras de desenvolvimento como o Banco Africano de Desenvolvimento, sem os quais não teríamos chegado até aqui. Temos tido uma boa relação de trabalho com o Banco e esta visita encoraja-nos ainda mais”

Disse Dangote, ao receber, neste sábado 22 de Janeiro de 2022, Akinwumi Adesina, Presidente do BAD.

Adesina, descreveu os projetos da refinaria de petróleo e das instalações petroquímicas da Dangote como “uma iniciativa que irá estimular o desenvolvimento de África e aprofundar a integração regional” leu Mercados Africanos num comunicado do site do BAD.

O Presidente do BAD considerou o grupo do multibilionário nigeriano Dangote “Um acelerador do crescimento de África”

“Estou completamente deslumbrado com a magnitude do que vejo aqui. Este é um complexo industrial de classe mundial que deixará a Nigéria e África orgulhosas. Nós, no Banco Africano de Desenvolvimento, estamos orgulhosos deste projeto. Cada país africano precisa de ter um Aliko Dangote para ajudar o continente a industrializar-se”, afirmou Adesina.
“O sucesso de Dangote demonstra que os governos devem dar prioridade à industrialização. Temos de continuar a apoiar o setor privado, considerando o valor que trazem”, acrescentou Adesina.

Devakumar Edwin, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Dangote, descreveu a fábrica de fertilizantes como “o maior complexo de fertilizantes de ureia granulada de África”.

A fábrica de fertilizantes tem duas linhas de produção, cada uma produzindo 2.200 toneladas de amónia e 4.000 toneladas de ureia granulada por dia.

A primeira linha de produção foi construída e implantada no segundo trimestre de 2021. Mais de 300.000 toneladas de ureia já foram produzidas e vendidas até ao quarto trimestre de 2021, principalmente para mercados de exportação.

Espera-se que a segunda linha de produção esteja pronta para iniciar os trabalhos no primeiro trimestre de 2022.

 

O que achas do grupo dangote? E esta nova refinaria, é uma mais valia para África? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.