O maior Monocarril do Mundo fica em África.
O Monocarril do Cairo, encontra-se atualmente em fase de construção e quando terminar, será o maior do Mundo. As duas linhas que o constituem, criarão as primeiras ligações de transporte público entre a Nova Capital Administrativa, a cidade 6 de Outubro e a área metropolitana do Cairo.
O Projecto teve inicio em 2019, após o Parlamento egípcio ter aprovado um acordo de empréstimo de 2,2 mil milhões de dólares entre a Autoridade Nacional para os Túneis, a GB Morgan Europe Limited e outras instituições financeiras, para a construção do Monocarril.
O Parlamento solicitou que os membros do Comité de Transportes apresentassem um estudo de viabilidade completo, as modalidades de reembolso do empréstimo, bem como dos contratos de construção.
O projeto do Monocarril
Construído pela Autoridade Nacional de Túneis do Egipto, o projeto estimado em 4 mil milhões de dólares representa o primeiro projeto de Monocarril do Norte da África e, uma vez concluído, será o mais longo do mundo, com um total de 98,5 quilómetros .
A primeira linha do projeto, com uma extensão de 56,5 km, vai ligar o Cairo Oriental à Nova Capital Administrativa. A segunda linha terá 42 km de extensão e irá ligar a cidade 6 de Outubro a Gizé.
Com velocidades operacionais de até 80km/h, o tempo de viagem da primeira linha será de 60 minutos e o da segunda, de cerca de 42 minutos..
Depois de concluídas, as duas linhas transportarão aproximadamente 45.000 passageiros por hora, na sua capacidade máxima, melhorando em muito a mobilidade dos habitantes da Grande Cairo, de maneira segura e sustentável.
O projeto usará o método de entrega de desenho-construção-operação-e-manutenção (DBOM) e terá 34 estações, incluindo instalações de manutenção, depósitos e um Centro de Controle de Operações.
O Monocarril também fará uma interseção com a Linha 3 do Metro do Cairo, bem como com a rede ferroviária de alta velocidade do Cairo, interligando ainda mais a dinâmica região da cidade.
Uma joint venture entre a Bombardier, Orascom e Arab Contractors foi formada em 2019 para o desenho do projeto, construção e manutenção do Monocarril.
A primeira linha deverá ser aberta ao público em Maio de 2022, sendo que a segunda está prevista a sua abertura para meados de 2023.
O Monocarril do Cairo, utilizará 70 veículos da Bombardier, o INNOVIA Monorail 300, totalmente automatizados e sem motorista para as duas linhas, com quatro carruagens cada. O material circulante vai ser fabricado em Derby, na Inglaterra.
O que achas deste Monocarril? O Egipto, estará mais avançado que o resto de África no que toca a transporte urbano? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © Bombardier