O maior Monocarril do Mundo fica em África.

O Monocarril do Cairo, encontra-se atualmente em fase de construção e quando terminar, será o maior do Mundo. As duas linhas que o constituem, criarão as primeiras ligações de transporte público entre a Nova Capital Administrativa, a cidade 6 de Outubro e a área metropolitana do Cairo.

O Projecto teve inicio em 2019, após o Parlamento egípcio ter aprovado um acordo de empréstimo de 2,2 mil milhões de dólares entre a Autoridade Nacional para os Túneis, a GB Morgan Europe Limited e outras instituições financeiras, para a construção do Monocarril.

O Parlamento solicitou que os membros do Comité de Transportes apresentassem um estudo de viabilidade completo, as modalidades de reembolso do empréstimo, bem como dos contratos de construção.

O projeto do Monocarril

Construído pela Autoridade Nacional de Túneis do Egipto, o projeto estimado em 4 mil milhões de dólares  representa o primeiro projeto de Monocarril do Norte da África e, uma vez concluído, será o mais longo do mundo, com um total de 98,5 quilómetros .

A primeira linha do projeto, com uma extensão de 56,5 km, vai ligar o Cairo Oriental à Nova Capital Administrativa. A segunda linha terá 42 km de extensão e irá ligar a cidade 6 de Outubro a Gizé.

Com velocidades operacionais de até 80km/h, o tempo de viagem da primeira linha será de 60 minutos e o da segunda, de cerca de 42 minutos..

Depois de concluídas, as duas linhas transportarão aproximadamente 45.000 passageiros por hora, na sua capacidade máxima, melhorando em muito a mobilidade dos habitantes da Grande Cairo, de maneira segura e sustentável.

O projeto usará o método de entrega de desenho-construção-operação-e-manutenção (DBOM) e terá 34 estações, incluindo instalações de manutenção, depósitos e um Centro de Controle de Operações.

O Monocarril também fará uma interseção com a Linha 3 do Metro do Cairo, bem como com a rede ferroviária de alta velocidade do Cairo, interligando ainda mais a dinâmica região da cidade.

Uma joint venture entre a Bombardier, Orascom e Arab Contractors foi formada em 2019 para o desenho do projeto, construção e manutenção do Monocarril.

A primeira linha deverá ser aberta ao público em Maio de 2022, sendo que a segunda está prevista a sua abertura para meados de 2023.

O Monocarril do Cairo, utilizará 70 veículos da Bombardier, o INNOVIA Monorail 300, totalmente automatizados e sem motorista para as duas linhas, com quatro carruagens cada. O material circulante vai ser fabricado em Derby, na Inglaterra.

 

O que achas deste Monocarril? O Egipto, estará mais avançado que o resto de África no que toca a transporte urbano? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © Bombardier
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.