OPEP: Nigéria perde o primeiro lugar para Angola.

A Nigéria já não é o maior produtor de petróleo bruto de África. É o que afirma o último relatório mensal de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

O primeiro lugar pertence agora a Angola, que bombeou 1,17 milhões de barris de petróleo por dia em Agosto, mais do que os 1,13 milhões de barris diários produzidos pela Nigéria durante o mesmo mês.

Esta é a primeira vez que a Nigéria caiu do primeiro lugar, em cinco anos. E isso era esperado, visto que a produção de petróleo bruto da Nigéria vem diminuindo constantemente nos últimos anos.

Apesar de isso não justificar a baixa de produção, pelo menos não directamente, é preciso lembrar que a Nigéria tem lutado contra o roubo de petróleo em grande escala, por criminosos que vandalizam consistentemente os oleodutos no Delta do Níger.

O roubo de petróleo na Nigéria é agora considerado uma ameaça existencial para as empresas petrolíferas que operam na região e está na mira da OPEP. Só no primeiro trimestre de 2022, o país perdeu cerca de 1 bilião de dólares, em roubo de petróleo, de acordo com a Comissão Reguladora de Petróleo Upstream da Nigéria.

No mês passado, o presidente Muhammadu Buhari, que também atua como Ministro de Recursos Petrolíferos da Nigéria, expressou frustração sobre como o roubo de petróleo estava a afetar a receita do governo.

O vandalismo de oleodutos e o roubo de petróleo, tem como resultado a Nigéria exportar menos petróleo bruto. E isso, por sua vez, traduz-se em menos receita para o país, uma dura realidade para uma economia que depende muito das receitas do petróleo.

Um relatório publicado recentemente pelo National Bureau of Statistics (NBS) mostrou que o setor petrolífero na Nigéria, no segundo trimestre de 2022, não contribuiu praticamente em nada para o crescimento dos 3,54% do PIB do país.

Segundo a OPEP, o setor petrolífero nigeriano caiu 11,77% no segundo trimestre de 2022. Também havia caído 26,04% no primeiro trimestre de 2022, tudo devido à redução drástica na produção de petróleo.

 

O que achas destes dados da OPEP? A desculpa da Nigéria para perder o 1º lugar tem lógica? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Nigéria: Emite Eurobond de 1,25 mil milhões

Imagem: © 2017 Canstockphoto

    No feed items found.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.