Os 3 “smartfones” africanos: Kunfabo, Okapi e Mara

Como Mercados Africanos tem vindo a noticiar, Kunfabo, Okapi e Mara são marcas de telemóveis fabricados em África. Desenvolvidos respetivamente na Guiné-Conacri, República Democrática do Congo e Ruanda, essas marcas de telemóveis são o orgulho do continente africano na área da telefonia móvel.

Estas marcas têm como objetivo conquistar o mercado de telefonia africano dominado pelos gigantes da tecnologia ocidentais e asiáticos.

Kunfabo, é a marca de telemóveis feita na Guiné-Conacri

Kunfabo em Malinké – uma das línguas mais faladas na África Ocidental – significa “estar em contacto” é uma nova marca de Smartphone introduzida no mercado dos telemóveis em Janeiro de 2020.

Está em conformidade com a realidade africana e oferece telemóveis de qualidade certificados pelas normas internacionais, em particular da União Europeia.

Equipado com um sistema operacional Android 9.1 e cobertura 4G, os telemóveis Kunfabo contêm aplicativos puramente africanos, incluindo: “Encontre-me”, um aplicativo para geo-localização, como por exemplo para farmácias locais e também possuem o aplicativo de receitas africanas “Afro Cook”, para promover as artes culinárias de 54 países africanos.

O outro aplicativo que funciona como sistema de mensagens padrão nesses telemóveis é uma criação de uma start-up camaronesa, com a particularidade do pagamento móvel.

Segundo Fadima Diawara, desenhadora da marca, “Trabalhamos no projeto há três anos e a nossa primeira introdução ao mercado guineense foi em janeiro de 2020 e o conceito Kunfabo foi idealizado por africanos. Como o mercado está inundado por várias marcas, pretendemos instalar a nossa montadora no continente para gerar milhares de empregos em África”.

Okapi, é uma marca de telemóveis fabricados na RDC

Tal como Mercados Africanos, noticiou recentemente Okapi é uma marca de telemóveis projetada em 2019 por Jean Bele, pesquisador em física nuclear do Instituto de Tecnologia da Universidade Americana de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Oferece smartphones, tablets, auscultadores, carregadores solares com uso de tecnologia apropriada. O nome desta marca é inspirado em “Okapi”, este animal mítico que só pode ser encontrado na República Democrática do Congo.

A marca de telemóveis Okapi utiliza uma tecnologia exclusiva e única que oferece funcionalidade dos seus smartphones mesmo nas áreas de resistência à poeira, resistência à água, reconhecimento facial e deteção de impressões digitais.

Mara Phones, é uma marca de telemóveis fabricados no Ruanda

Em outubro de 2019, o grupo Mara, empresa pan-africana de serviços empresariais com sede em Dubai, inaugurou uma fábrica para fabricar dois smartphones 100% Made in Africa.

O lançamento desta fábrica marcou uma nova viragem no reforço das ambições do Ruanda de se tornar um líder tecnológico no continente africano.

O Mara Phones foi desenvolvido em parceria com a Google como parte do programa Android One.

O Mara X oferecerá 16 GB de espaço de armazenamento e custa cerca 130 dólares, enquanto o modelo Mara Z tem 32 GB de espaço de armazenamento e está à venda por 190 dólares.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.