Graças à sua localização geográfica estratégica e sua infraestrutura, o Togo oferece uma estrutura ideal para o desenvolvimento industrial e o comércio com a região da África Ocidental (CEDEAO), Europa e América do Norte.

O Togo é a saída para o Atlântico dos países do Sahel (Mali, Burkina Faso, Níger) que não têm acesso ao mar.

O Togo usufrui de:

Dois (2) aeroportos: um em Lomé e outro em Niamtougou. O aeroporto de Lomé foi completamente reformado e pode acomodar aeronaves de carga;

Uma rede de telecomunicações totalmente digitalizada com fibra ótica;

Um porto de águas profundas: o porto autônomo de Lomé. É uma plataforma moderna com um porto livre. A ambição do país de se tornar um centro logístico de primeira linha oferece oportunidades a todos os operadores do porto da cadeia logística.

ASSOCIAÇÃO DO TOGO A GRUPOS SUB-REGIONAIS (UEMOA, CEDEAO, BOAD)

O Togo é um país membro de um grande mercado de 320 milhões de habitantes da CEDEAO. A política de investimentos hoje está muito mais focada no dinamismo sub-regional. De fato, ao investir no Togo, o promotor pode chegar a todos os mercados da CEDEAO.

POTENCIALIDADES / OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO

As necessidades de investimento dizem respeito a praticamente todos os setores econômicos: agronegócio, minas, comércio, transporte, serviços e turismo.

Com solos férteis, o Togo é abundante em recursos naturais;

No caso das minas, podem ser mencionados, entre outros, fosfatos, calcários, platina e bauxita;

A reabilitação da ferrovia favorecerá a realização de um projeto de porto seco na parte norte;

O Togo possui um potencial turístico significativo que oferece enormes oportunidades de investimento na construção de complexos hoteleiros, aldeias e parques de lazer.

CLIMA DE INVESTIMENTO CONDUTIVO

O clima dos negócios está a melhorar constantemente e oferece ao investidor o seguinte:

Instalações para a criação de empresas (Lei Uniforme da OHADA, Centro de Formação de Empresas): Não há restrições aos direitos dos estrangeiros de administrar empresas locais. O investidor estrangeiro pode criar uma subsidiária.

Com o Centro de Formação de Empresas (CFE), a criação de uma empresa é realizada em 24 horas www.cfetogo.tg.

Descontos de impostos. Há reduções no imposto sobre as sociedades além dos benefícios concedidos pelo Código de Investimentos e pela Zona Franca.

Instrumentos de garantia e promoção de investimentos

Recursos legais em caso de disputa: Tribunal de Arbitragem do Togo (Cato) Tribunal de Justiça e Arbitragem (OHADA), Tribunal de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional, Centro Internacional para Resolução de Disputas sobre Investimentos (ICSID)) MIGA (Agência Internacional de Garantia de Investimentos) (www.ccit.tg).

As empresas e entidades estrangeiras que fazem um investimento podem repatriar ou transferir capital e lucros dentro da estrutura legal dos regulamentos de câmbio. Essa garantia estende-se ao produto da venda de uma empresa;

O SGP (Sistema de Preferências Generalizadas) oferece acesso preferencial ao Togo para produtos na Europa;

A Lei da Oportunidade de Crescimento para África (AGOA) também permite o acesso preferencial de produtos togoleses ao mercado americano.

FORÇA DE TRABALHO QUALIFICADA E DISPONÍVEL

A taxa de escolarização no Togo atingiu 73% e está entre as mais altas da África, com a existência de várias escolas de treinamento vocacional, proporcionando uma força de trabalho qualificada.

A liberdade de contratação é garantida por um código de trabalho muito flexível.

QUADRO ECONÔMICO

O Governo está comprometido com uma boa governança e política de gestão da qualidade. O Togo possui um Plano Nacional de Desenvolvimento que define a visão, o eixo, os projetos prioritários e a estratégia de implementação.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.