Petróleo caiu drasticamente neste fim de ano.

Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021, com o aumento dos casos da variante do coronavírus, ómicron, na Europa e nos Estados Unidos, a alimentar os receios dos investidores de que novas restrições para combater a sua disseminação possam vir a prejudicar a procura pelo combustível.

O petróleo Brent recuou 2 dólares, ou 2,7%, para fechar a 71,52 dólares o barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) caiu 2,63 dólares, ou 3,7%, fechando a 68,23 dólares o barril.

O Brent caiu para a mínima da sessão a 69,28 dólares por barril, enquanto o WTI caiu para 66,04 dólares por barril, sendo ambos os valores os patamares mais baixos desde o início de Dezembro.

“Esta é uma reação automática à proliferação do vírus e ao medo de que as restrições possam alargar-se rapidamente”, disse Andrew Lipow, da Lipow Oil Associates, em Houston, Estados Unidos.

A Holanda entrou em confinamento neste domingo 19 dezembro 2021 e as restrições que estão a ser impostas em vários países em relação ao covid-19 antes dos feriados de Natal e Ano Novo paira sobre o mercado petrolífero.

Enquanto isso, o acordo da OPEP+ com os cortes na produção de petróleo ficou em 117% em Novembro, aumento de 1 ponto percentual em relação ao mês anterior, disseram duas fontes do grupo à Reuters, já que a produção continua abaixo das metas acordadas.

Na última semana de 2021, o Ómicron voltou a ser o assunto que domina os mercados pelo mundo afora.  Para além dos preços do petróleo, o principal índice da bolsa londrina caiu e até os rendimentos dos títulos americanos desceram neste momento.

A revisão de crescimento dos Estados Unidos feito pelo banco Goldman Sachs,Outro também teve um impacto nos investidores americanos e globais e coloco-os em alerta.

Os investidores estão com medo de que o aumento de casos da Ómicron possa paralisar ou no mínimo desacelerar a recuperação económica, o que aumentaria a pressão sobre inflação.

Se a economia mundial crescer menos este clima global tende a afetar pela negativa os investimentos e os negócios em África.

O que acha? A queda do petróleo irá melhorar ou piorar a economia? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.