PIB 2021: As 10 maiores economias de África.

O PIB mede de forma abrangente o valor monetário de todos os produtos e serviços que são produzidos num país em um determinado período de tempo.

Fornece uma estimativa relativamente precisa do tamanho e da taxa de crescimento da economia de um país, ajudando assim os investidores a tomar decisões estratégicas.

Neste artigo do último dia do ano (2021) concentramo-nos nos dez países africanos com os maiores PIBs.

Embora normalmente medido anualmente, ainda existem relatórios trimestrais do PIB.

É calculado considerando fatores como produção, despesas e receita.

A inflação às vezes pode ser ajustada para refletir a inflação e o crescimento populacional, proporcionando, assim, perceções mais profundas.

O PIB é importante por vários motivos. Por um lado, dá uma estimativa relativamente precisa do tamanho e da taxa de crescimento da economia de um país, ajudando assim os tomadores de decisão e investidores a tomar decisões estratégicas e bem informadas.

Apenas para contextualizar, deve-se observar que, comparando as taxas de crescimento do PIB de diferentes países, os investidores estrangeiros podem facilmente decidir “se investem em economias de rápido crescimento no exterior – e, em caso afirmativo, quais”.

Observe também que existem diferentes tipos de PIBs, incluindo PIB nominal, PIB real, PIB per capita, taxa de crescimento do PIB e paridade do poder de compra do PIB.

Os 10 países africanos com os maiores PIBs em 2021

Nigéria: É referida como a maior economia de África o que se deve principalmente ao tamanho de seu PIB com 514,05 mil milhões de dólares em 2021.

Egito: Este país do Norte da África tem o segundo maior PIB da África, com 394,28 mil milhões e um dos três países da região do Norte de África nesta classificação dos dez primeiros.

África do Sul: este país da África Austral vem em terceiro na lista, com um PIB de 329,53 mil milhões, é um dos únicos dois países da África Austral que entrou na lista.

Argélia: Este é o segundo país do norte de África nesta lista, com um PIB de 151,56 mil milhões, o quarto maior de África.

Marrocos: Em seguida, temos o Marrocos, mais um país do norte de África com o quinto maior PIB do Continente com 124 mil milhões.

Quénia: este país da África Oriental tem um PIB de 106,04 mil milhões. É o único país da região da África Oriental que entrou na lista dos dez primeiros.

Etiópia: Este é o único país do Corno de África que entrou nesta lista, com um PIB de 93,97 mil milhões

Gana: Este é o segundo país da África Ocidental nesta lista e tem um PIB 74,26 mil milhões.

Costa do Marfim: Este país francófono da África Ocidental tem o nono maior PIB de África, com 70,99 mil milhões.

Angola: Com 66,49 mil milhões de PIB, fecha a lista dos 10 maiores países do continente.

O que achas disto? Tem lógica que Angola com tanto petróleo, esteja atras da Costa do Marfim, do Gana e do Quénia? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.