PM do Sudão, Abdalla Hamdok, demite-se.

O primeiro-ministro sudanês, Abdalla Hamdok, anunciou na noite de domingo 2 de Janeiro de 2022, a sua renúncia ao cargo após protestos contra a assinatura de um acordo com o general Abdel Fattah Al-burhan.

Foi num discurso transmitido pela televisão no canal nacional que o primeiro-ministro sudanês anunciou sua renúncia.

“Decidi apresentar a minha renúncia para me afastar e passar essa responsabilidade ao povo sudanês”, disse Abdalla Hamdok.

Demitido pelos militares após o golpe de 25 de Outubro de 2021, Abdalla Hamdok foi reintegrado após o acordo assinado entre ele e o general Abdel Fattah Al-Burhan.

“Fiz todo o possível para evitar que o país escorregasse para o desastre, mas hoje atravessa uma perigosa viragem que ameaça a sua sobrevivência (…) devido aos conflitos entre os componentes civis e militares da Transição. Apesar de tudo que foi feito para chegar a um consenso (…) isso não aconteceu”, explicou no seu discurso, Abdalla Hamdok.

Desde 21 de Novembro de 2021, que o Sudão enfrenta protestos crescentes. Com manifestações populares – e várias mortes – nas principais cidades do país para exigir a retomada do poder pelos civis.

“Não à negociação, não à parceria com os golpistas”, insistiram os manifestantes após a transmissão ao vivo da cerimónia de assinatura deste acordo. E, desde então, aumentaram com confrontos entre manifestantes e forças de segurança.

No último dia do ano findo, 31 de Dezembro de 2021, a Comissão de Médicos, fazendo um inventário da repressão às manifestações, especificou, em nota à imprensa, que “o balanço dos mártires do golpe de Estado, desde o último 25 de outubro, era de 52 mortos”.

Horas antes da renúncia do primeiro-ministro, Abdalla Hamdok, duas pessoas morreram após uma repressão contra outra mobilização, disse o Comitê Médico do Sudão.

 

O que pensas disto? O PM fez bem em demitir-se ou era preferível continuar a ser fantoche dos golpistas? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.